A desigualdade social, marcadores sociais e a meritocracia:

um estudo sobre o fracasso escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.39074

Palavras-chave:

Desigualdade; Marcadores sociais; Meritocracia; Fracasso escolar

Resumo

Este trabalho aborda a desigualdade social, marcadores sociais (especificamente: raça, gênero e classe) e a meritocracia enquanto fatores que possibilitam compreender o fracasso escolar. Tal problemática consiste em buscar elementos que proporcionem entender o porquê de o fracasso escolar ser um dos maiores problemas do atual modelo educacional. Essa questão se faz necessária tendo em vista os visíveis retrocessos nos índices educacionais e na manutenção e agravamento de desigualdades estruturais da sociedade. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é evidenciar que fatores sociais contribuem à manutenção e perpetuação do fracasso escolar. Para chegar a tal conclusão, esse estudo utiliza e analisa pesquisas, artigos e livros que tratam sobre a questão do fracasso escolar, para demonstrar que o sucesso escolar não depende do mérito ou esforço pessoal, já que o indivíduo, no seio da sociedade, é perpassado por fatores sociais, políticos, econômicos e históricos que podem influenciar contra ou a favor de seu sucesso no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Vinícius Brito dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado, Mestre e Doutorando em Filosofia (2014-, UERN-UFRN-PPGFil-CCHLA) / Especialista em Ciências Sociais e Gestão Escolar (2022, FFOCUS) / Licenciando em Ciências Sociais e Pedagogia (2020-, UFRN-UNINTER).

Referências

ABRAMOWICZ, A.; MORUZZI, A. B.; CRUZ, A. C. J.; LEVCOVTZ, D.; RODRIGUES, T. C. Corpo: Sexualidade, Gênero, Raça e Etnia. In: Anete Abramowicz; Andrea Braga Moruzzi. (Orgs.). O Plural da Infância: aportes da sociologia. São Carlos: EdUFSCar, 2010, p. 57-96. Disponível em: http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/handle/123456789/2649.

AGASSIZ, Louis. A journey to Brazil. Boston: Ticknor & Fields, 1868. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/227369.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. Coordenação de Djamila Ribeiro. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. (Feminismos Plurais).

ARAÚJO, Tereza Cristina N. A classificação de cor nas pesquisas do IBGE: notas para uma discussão. Cadernos de Pesquisa [online], São Paulo, n. 63, p. 14-16, nov. 1987. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n63/n63a01.pdf.

BRASIL. Educação Antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2005. (Col. educação para todos). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000143283.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (Orgs.). 9. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. (Ciências sociais da educação).

CARVALHO, Marília Pinto de. Quem são os meninos que fracassam na escola?. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 34, n. 121, p. 11-40, 2004a. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000100002.

CARVALHO, Marília Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu (UNICAMP), Campinas, São Paulo, v. 22, p. 247-290, 2004b. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-83332004000100010.

CUNHA SALVADOR, Nayara; DE OLIVEIRA, Anderson José; FRANCO, Neil. Fracasso, evasão e abandono escolar de pessoas trans: algumas reflexões necessárias. Revista de Educação Pública, [s. l.], v. 30, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11840.

FILHO, Gisálio Cerqueira. A questão social no Brasil: crítica do discurso político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

FREIRE, Nita. Palavra aberta - o legado da obra de Paulo Freire para a educação global contra-hegemônica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698218004.

GARCIA, Marcos Roberto Vieira. Prostituição e atividades ilícitas entre travestis de baixa renda. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 241-256, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpst/v11n2/a08v11n2.pdf.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Raça e os estudos de relações raciais no Brasil. Novos Estudos, São Paulo, n. 54, p. 147-156, jul. 1999. Disponível em: https://novosestudos.com.br/produto/edicao-54/.

JESUS, Rodrigo Ednilson de. Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros: estereótipos, silenciamento e invisibilização. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p. 1-18, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698167901.

SAES, Décio Azevedo Marques de. Fracasso escolar e classes sociais no Brasil atual. Educação & Linguagem, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 239-254, jan.-jun. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v17n1p239-254.

SOARES, Karine da Silva; BACZINSK, Alexandra Vanessa de Moura. A meritocracia na educação escolar brasileira. Temas & Matizes, Cascavel, v. 12, n. 22, p. 36-50, jan./jun. 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/20121.

VALLE, Camila Oliveira de. INFLUÊNCIAS TEÓRICAS E TEORIA EM GILBERTO FREYRE: um debate sobre a integração social e a “democracia racial”. Estudos de Sociologia, Recife, v. 1, n. 23, p. 131-167, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/235794.

VIDAL, Júlia Silva; PAIXÃO, Olívia Vilas Bôas da. Travestilidade, Prostituição e Encarceramento: Negação de Direitos e “Gestão de Ilegalismos”. Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), Belo Horizonte, Minas Gerais, v. 22, n. 2, p. 162-176, 2016. Disponível em: https://revistadocaap.direito.ufmg.br/index.php/revista/article/view/455.

Downloads

Publicado

26-12-2022