A formação inicial de professores de Matemática

uma análise a partir de disciplinas optativas

Autores

  • Girlane da Silva dos Santos Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Santo Amaro https://orcid.org/0000-0003-1950-8202
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39120

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as ofertas de disciplinas optativas dos cursos de Matemática de universidades públicas do estado da Bahia, discutindo as possíveis contribuição para os licenciandos em Matemática. A pesquisa é qualitativa e a análise de dados deu-se a partir das informações contidas nas ementas curriculares. Para produção de dados, valeu-se das escolhas de quatro universidades federais da Bahia. Os resultados demonstraram que as disciplinas apresentam técnicas, que a partir da teoria, podem subsidiar o trabalho do professor de Matemática, tendo em vista conhecer ferramentas que possam ser utilizadas em sala de aula. Nesse sentido, percebe-se a importância das disciplinas optativas, tendo em vista, que muitas demonstram que a Matemática não é definida apenas por números, mas que se constituem de histórias, questões de ordens sociais, as quais auxiliam os licenciandos em abordagens na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlane da Silva dos Santos, Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Santo Amaro

Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Especialista em Ensino da Matemática. Licenciada  em Matemática e Física. Professora da Rede Estadual de Ensino - SEC e Professora Substituta no Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Santo Amaro.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS. Professora visitante, docente do programa de pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM - UESC.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. 70. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2016.

BAUMGARTEL, Priscila. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. XX EBRAPEM. Curitiba- PR. Anais... 2016.

BIEMBENGUT, M. S. Concepções e Tendências de Modelagem Matemática na Educação Brasileira. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. v. 7. n. 10. p. 195-204. Costa Rica, 2012.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Editora: Porto. 2010.

BRASIL. Lei nº 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm . Acesso em 28 de maio de 2023.

BRASIL. Lei nº 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm . Acesso em 28 de maio de 2023.

BRASIL. Decreto nº 10.502 de 30 de setembro de 2020. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948 . Acesso em 28 de maio de 2023.

CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O papel da estatística na leitura do mundo: o letramento estatístico. Publication UEPG, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ponta Grossa, v. 16, n.1, p. 45-53, jun. 2008.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, [S. l.], n. 100, p. 33-46, 2014.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. Revista Ibero-Americana de Educação. Madri. v. 25, p. 147-174, 2001.

NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: Uma análise da influência Francesa. 4ª edição. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.

ONUCHIC, L. de La R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

SAITO, F. Construindo interfaces entre História e ensino da Matemática. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016.

SÁNCHEZ, P. A. A Educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Inclusão - Revista da Educação Especial, p. 7-19, out.2005.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, n.1, pp.07-19, 2011.

VIANA, M. da C. V.; SILVA, M. C. Concepções De Professores De Matemática Sobre A Utilização Da História Da Matemática No Processo De Ensino-Aprendizagem. In: Encontro Nacional de História da Matemática, 9, 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2007.

ZORZAN, A. S. L. Ensino-Aprendizagem: Algumas Tendências na Educação Matemática. R. Ciências Humanas Frederico Westphalen, v. 8 n. 10 p. 77 – 93, 2007.

Downloads

Publicado

29-06-2023