A formação inicial de professores de Matemática
uma análise a partir de disciplinas optativas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39120Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as ofertas de disciplinas optativas dos cursos de Matemática de universidades públicas do estado da Bahia, discutindo as possíveis contribuição para os licenciandos em Matemática. A pesquisa é qualitativa e a análise de dados deu-se a partir das informações contidas nas ementas curriculares. Para produção de dados, valeu-se das escolhas de quatro universidades federais da Bahia. Os resultados demonstraram que as disciplinas apresentam técnicas, que a partir da teoria, podem subsidiar o trabalho do professor de Matemática, tendo em vista conhecer ferramentas que possam ser utilizadas em sala de aula. Nesse sentido, percebe-se a importância das disciplinas optativas, tendo em vista, que muitas demonstram que a Matemática não é definida apenas por números, mas que se constituem de histórias, questões de ordens sociais, as quais auxiliam os licenciandos em abordagens na sala de aula.
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