Psicologia e docência no Brasil

desafios e condições de possibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39347

Resumo

O artigo discute a atual situação da licenciatura em psicologia a fim de descortinar os desafios e condições de possibilidade para a docência em psicologia na Educação Básica. Toma-se como contexto de estudo a atual Resolução CNE/CES nº 5/2011 que propõe a formação de professores de psicologia para Educação Básica. A metodologia empregada foi a de análise exploratória e descritiva do banco de dados da Sinopse Estatística da Educação Superior – Censo da Educação Superior (INEP/MEC). Os dados analisados foram: quantidade de cursos por habilitação; categoria administrativa de instituições ofertantes; e número de matrículas/conclusões em cursos de licenciatura em psicologia. A partir de recentes pesquisas sobre a crise da profissão docente no país concluiu-se que habilitação de bacharelado mantem hegemonia em detrimento da licenciatura em psicologia como resultado de um projeto formativo de ciência psicológica calcada no modelo de profissional liberal/biomédico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMADO, Ana Cristina Silva da. O ensino de psicologia: o cenário atual. In: SEKKEL, Marie Claire; BARROS, Carlos César. (Orgs.). Licenciatura em psicologia: temas atuais. São Paulo: Zagodoni, 2013, p. 77-94.

ARANHA, Antônia Vitória Soares; SOUZA, João Valdir Alves de. As licenciaturas na atualidade: nova crise? Educar em Revista, v. 29, n. 50, p. 69-86, 2013. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34745/21530>. Acesso em: 11 dez. 2021.

BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt; GOMIDE, Paula Inez Cunha. O psicólogo brasileiro: sua atuação e formação profissional. In: YAMOMATO, Oswaldo Hajime; COSTA, Ana Ludmila Freire. (Orgs.). Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil. Natal: EDUFRN, 2010, p. 228-255.

BRASIL. Projeto de Lei nº 3.825-A, de 04 de agosto de 1958. Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicologia, tendo pareceres: pela constitucionalidade, da Comissão de Constituição e Justiça; e, com substitutivo, da Comissão de Educação e Cultura. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1958 Disponível: < https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=216279>.

BRASIL. Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo. (1962). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1962. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4119.htm>. Acesso em: 09 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 09 dez. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 5, de 07 de maio de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. (2004). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 2004. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces08_04.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2021.

BRASIL. Parecer 338, de 12 de novembro de 2009. Aprecia a Indicação CNE/CES nº 2/2007, que propõe a alteração do art. 13 da Resolução CNE/CES nº 8, de 7 de maio de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. (2009). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 2009.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. (2011). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasil. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7692-rces005-11-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 09 dez. 2021.

BARROS, Carlos César. Reflexões sobre a formação de professores de Psicologia. Temas em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 33-39, 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v15n1/05.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2021.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Novos rumos da licenciatura. Brasília: INEP, 1987.

CIRINO, Sérgio Dias; MIRANDA, Rodrigo Lopes. Ensinando psicologia: elementos para uma história sobre o professor de psicologia e a licenciatura. In: SEKKEL, Marie Claire; BARROS, Carlos César. Licenciatura em psicologia: temas atuais. São Paulo: Zagodoni, 2013. p. 43-60

DADICO, Luciana. Práticas educacionais distintas: A psicologia no ensino médio paulista. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, p. 421-440. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n137/v39n137a06.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2021.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p.

-280, 2015. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1355/449>. Acesso em: 11 dez. 2021.

FOUCAULT, Michel. A psicologia de 1850 a 1950. In: MOTTA, M. B. de (org.). Ditos e escritos. Vol. I. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2002.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. São Paulo: Editora Vozes, 2014.

FRIGOTTO, Gaudêncio.; CIAVATTA, Maria. Educação Básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educ. Soc., v. 24, n. 82, p. 93-130, 2003. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/es/a/fwBNt6pKWJKTdYrCkxHjPdQ/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 11 dez. 2021.

FILHO, Kleber Prado; TRISOTTO, Sabrina. A Psicologia como disciplina da norma nos escritos de M. Foucault. Revista Aulas, n. 3, p. 1-14, 2007. Disponível em: < file:///C:/Users/Lucas/Downloads/1943-Texto%20do%20artigo-5423-1-10-20150320%20(2).pdf>. Acesso em: 11 dez. 2021.

GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 11 dez. 2021.

GATTI, Bernadete Educação, escola, e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, v. 29, n. 50, p. 51-67, 2013. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740/21529>. Acesso em: 11 dez. 2021.

HÜNING, Simone Maria; GUARESCHI, Neusa Maria Fática de. Efeito Foucault: desacomodar a psicologia. In: GUARESCHI, Neusa Maria Fática de; HÜNING, Simone Maria. (Org.). Foucault e a psicologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014, p. 159-182.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior. In: Censo da Educação Superior, 2019.

KOHATSU, Lineu Norio. O ensino de Psicologia no ensino médio? Relatos de professores da rede pública do Estado de São Paulo. Psicologia Ensino & Formação, v. 4, n. 2, p. 34-64, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v4n2/v4n2a04.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2021.

KOHATSU, Lineu Norio. Narrativas de professoras de psicologia do ensino médio: entre memórias e reflexões. Psic. da Ed., n. 41, p.65-81, 2015.

KOHATSU, Lineu Norio; MACHADO, Lucas Antunes. A disciplina de Psicologia no Ensino Médio: revisitando as práticas de professores da rede pública do Estado de São Paulo. Educação Por Escrito, v. 9, n. 2, p. 398-417, 2018. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/27862/17604>. Acesso em: 14 dez. 2021.

KRAHE, Elisabeth Diefenthaeler. Reforma curricular das licenciaturas: UFRGS (Brasil) – UMCE (Chile) – décadas de 1990. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MASSIMI, Mariana. Projetos de lei prevendo a inserção da psicologia nos currículos do ensino superior e secundário no Brasil do século XIX. Psic.: Teor. e Pesq., v. 9, p. 2, p. 261-269, 1993.

MACHADO, Lucas Antunes. Psicologia no ensino médio e psicologia escolar: história, diferenças e perspectivas. Psicol. Esc. Educ., v. 20, n. 1, p. 101-108, 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pee/a/YZFR843rGjKbgFpFcHCB8FF/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 09 dez. 2021.

MACHADO, Lucas Antunes; TIMM, Jordana Wruck; STOUBÄUS, Claus. D. A Formação de Professores de Psicologia: O Projeto Pedagógico Complementar da Licenciatura em Psicologia de uma Universidade Privada de Porto Alegre/RS. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 19, p. 75-86, 2016.

MACHADO, Lucas Antunes. O ensino de psicologia na educação básica: análise da formação docente. Revista Educação Online, n. 27, p. 189-216, 2018. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/405/194. Acesso em: 09 dez. 2021.

MACHADO, Lucas Antunes. Ensinar e aprender psicologia na escola: reflexões sobre o ensino engajado nas salas de aula. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021012, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.15386. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15386. Acesso em: 11 dez. 2021.

MRECH, Leny Magalhães. Casa de ferreiro, espeto de pau: o campo da psicologia no Ensino Médio. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; SEVERINO, Antônio Joaquim. (Org.), Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001, p. 149-159.

MRECH, Leny Magalhães. Um breve histórico a respeito do ensino de psicologia. Educação Temática Digital, v. 8, n. 2, p. 255-235. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/657>. Acesso em: 09 dez. 2021.

MRECH, Leny Magalhães. O Ensino de Psicologia: A Imagem Escura de uma Profissão Difusa. In: SEKKEL, M. C.; BARROS, C. C. (Org.). Licenciatura em psicologia: temas atuais. São Paulo: Zagodoni, 2013, p. 147-160.

MACHADO, Adriana Marcondes; SEKKEL, Marie Claire. Licenciatura em Psicologia: A Experiência do IPUSP. In: SEKKEL, Marie Claire; BARROS, Carlos César. Licenciatura em psicologia: temas atuais. São Paulo: Zagodoni, 2013, p. 147-160.

NARDI, Henrique Caetano; SILVA, Rosane Neves. da. A emergência de Saber Psicológico e as Políticas de Individualização. Educação e Realidade, v. 29, n. 1, p. 187-198, 2004. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25425/14751>. Acesso em: 11 dez. 2021.

PFROMM NETTO, Samuel. As origens e o desenvolvimento da psicologia Escolar. In: WECHSLER, Solange Muglia. (Org.). Psicologia escolar: pesquisa, formação e prática. Campinas: Alínea, 2001.

PATTO, Maria Helena Souza. A psicologia em questão. In: PATTO, Maria Helena Souza; FRAYZE-PEREIRA, João Augusto. (Orgs.). Pensamento cruel – humanidades e ciências humanas: há lugar para a psicologia? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, p. 4-15.

PANDITA-PEREIRA, Angelina; SEKKEL, Marie Claire. Possibilidade de Atuação para o Licenciado em Psicologia nas Etecs. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, p. 4, p. 972-985, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v32n4/v32n4a15.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2021.

QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Lígia Oliveira de; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

SOARES, Rosângela. Fundamentos da educação nos currículos de II grau: Psicologia. Reflexão e Ação, 4 ( ½), 63-68, 1996.

SIMÕES, Sônia Pires; PAIVA, Maria Graças Vasconcelos das. Licenciatura em Psicologia: legislação e nova proposta curricular na Universidade do Estado Rio de Janeiro. Temas em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 115-125, 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v15n1/12.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2021.

SOLIGO, Ângela Fátima et al. Psicologia no ensino médio: desafios e propostas. In: Conselho Federal de Psicologia (Org.). Nota Técnica encaminhada aos senadores e deputados. São Paulo: Conselho Regional de Psicologia, 2008.

SOLIGO, Ângela Fátima; AZZI, Roberta Gurgel. Psicologia no ensino médio: desafios e perspectivas. São Paulo: Conselho Regional de psicologia, 2009. Disponível em: <http://www.abrapee.psc.br/documentos/Texto_Base_Eixo_4_Ensino_Medio.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2021.

SOLIGO, Ângela Fátima. Psicologia no Ensino Médio: reflexões em torno da formação. In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (Org.). Ensino de Psicologia no Nível Médio: impasses e alternativas. São Paulo: CRPSP, 2010, p. 9-12.

SCHWERZ, Roseli Constantino; DEIMLING, Natália Neves Macedo; DEIMLING, Cesar Vanderlei; SILVA, Daniele Cristina da. Considerações sobre os indicadores de formação docente no Brasil. Pro-Posições, v. 31, p. 1-28, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pp/a/hhGmr3GPndVmfPMk3rt6x5Q/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 14 dez. 2021.

Downloads

Publicado

29-06-2023