Uso de videoaulas do Youtube como complementação ao ensino

Autores

  • Graziela Frainer Knoll Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER)
  • Alice Melo Xavier Universidade Franciscana https://orcid.org/0000-0002-4734-8421
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.39357

Palavras-chave:

tecnologias digitais; ensino; videoaula.

Resumo

A sociedade da informação é extremamente voltada para as tecnologias e interações e pelas diversas expressões da cultura que compõem a era digital. Considerando as plataformas existentes, o Youtube tem sido, nas últimas décadas, um ambiente propício à comunicação e aos conteúdos de teor instrucional ou educacional. Diante disso, este artigo objetiva analisar o uso do Youtube como plataforma digital de complementação ao ensino a partir do caso do canal Descomplica. Assim, pretende-se: realizar um levantamento das mídias utilizadas pelo Descomplica no ensino de conteúdo; caracterizar os dados observados em questão de laços fracos e fortes, multimodalidade/multimidialidade, capital social, tipos de redes, transmídia e crossmídia e relação dialógica; compreender vantagens e desvantagens desse tipo de plataforma. A metodologia é a análise de conteúdo, como técnica que permite descrever, registrar, analisar e comparar, em formato e conteúdo, as produções do canal audiovisual. Com os resultados, infere-se que a criação de conteúdo varia em volume de informações, na presença do professor e no visual das peças para cada meio, com um equilíbrio na linguagem, que busca manter certa autoridade na área educacional do perfil e, ao mesmo tempo, usa a coloquialidade e as referências cotidianas para cativar seu público de interesse.

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Biografia do Autor

Graziela Frainer Knoll, Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER)

Doutora em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); colaboradora Pós-Doc no Programa de Pós Graduação em Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER, Porto Alegre); Bolsista PNPD/CAPES.

Alice Melo Xavier, Universidade Franciscana

Graduanda em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana; pesquisadora Probic FAPERGS.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana

Professora na Universidade Franciscana, no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e no curso de Publicidade e Propaganda. Doutora em Comunicação.

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Publicado

21-12-2023