E-zine e cultura pop em uma prática pedagógica
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39503Palavras-chave:
Media education; Communication; Teaching; Educommunication; Self expressionResumo
E-zines podem ser utilizadas para a abordagem de temas específicos e ajudam a promover o diálogo e a troca de opiniões, o que pode ser propício para o processo de educação midiática. Dentro deste contexto, a finalidade deste artigo é realizar o relato de experiência de criação de E-zine como prática pedagógica em uma oficina para estudantes de ensino médio e superior. Esse gênero textual foi contextualizado a partir de características do formato e características da cultura pop, contexto em que emerge como mídia. A partir da experiência, considera-se que é possível trabalhar habilidades sociocomunicativas, características do meio, capacidade de síntese gráfica e habilidades textuais relacionadas a esse gênero de texto.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. B. C. de. Projetos de intervenção em educomunicação. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4615065/mod_resource/content/1/Projetos%20de%20Interven%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 08 jun. 2022.
BARROSO, F..; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, p. 124–131, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31969. Acesso em: 23 jun. 2022.
CAMPOS, F.R. abraFANZINE: da publicação independente à sala de aula. Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos, [S.l.], v. 5, n. 10, p. 65-77, fev. 2016. ISSN 1809-8150. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/txt/article/view/10053. Acesso em: 14 jul. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.5.10.65-77.
LÉVY, P. A Inteligência Coletiva: por uma Antropologia do Ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
LIMBERGER, J. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para educação farmacêutica: um relato de experiência. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 17, p. 969-975, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/PFVrRFtRtnCYJR4SDW3vSTx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 nov. 2022.
MACHADO, E. S. Comunicação e Educação ou Educomunicação? Novos Olhares, p. 51-55, 2003.
MAGALHÃES, H. A mutação radical dos fanzines. 2. ed. Paraíba: Marca de Fantasia, 2016.
MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 15 jul. 2022.
NUNES, M. F. O papel do supervisor frente às novas tecnologias. Projeto STOA, Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: https://social.stoa.usp.br/articles/0015/4271/Supervisor_e_Novas_Tecnologias.htm. Acesso em: 07 jul. 2022.
NEGRI, A.C. Quarenta anos de fanzine no Brasil: o pioneirismo de Edson Rontani. In: NP–Histórias em Quadrinhos (V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom), realizado durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação-Rio de Janeiro/RJ–de 5 a 9 de setembro de 2005. 2005.
FRAGA, E.; LEMOS, M. et. al. Guia de Impacto na Educação Midiática. In: Redes Cordiais, 2020. Disponível em: https://www.redescordiais.com.br/wp-content/uploads/2020/12/GuiaImpactoV5.pdf. Acesso em: 17 jul. 2022.
SOARES, I. de O. Entrevista com Ismar de Oliveira Soares: A Educomunicação. Novos Olhares, [S. l.], n. 12, p. 35-41, 2003. DOI: 10.11606/issn.2238-7714.no.2003.51389. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/51389. Acesso em: 10 nov. 2021.
SOARES, I. de O. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v19i2p15-26. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037. Acesso em: 25 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nathália Saidelles Cunha, Graziela Frainer Knoll, Taís Steffenello Ghisleni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.