Pedagogia culturalmente sensível e observação em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39993Palavras-chave:
Pedagogia Sociolinguística Observação de sala de aulaResumo
Resumo: A sociologia estabeleceu-se como ciência no Brasil e têm se demostrado muito importante, não só para demonstrar que o objetivo da linguagem é a comunicação, mas para valorizar a língua aprendida por cada indivíduo Este trabalho tem por objetivo estabelecer a relação entre sociolinguística e formação de professores em atividade, articular o diálogo entre a pedagogia culturalmente afetiva e a observação em sala de aula. De início temos alguns conceitos de Sociolinguística propostos por Labov (2008) e Coelho (2010) e também sobre pedagogia culturalmente sensível apontados por Bagno (1999) e Bortoni-Ricardo (2009). A metodologia se baseia em um estudo de caso de cunho qualitativo e descritivo, no qual professores são observados em sala de aula para que reflitam sobre uma metodologia que inclua todos os alunos. Com isso, este estudo abrange a necessidade de orientar os professores sobre a pedagogia culturalmente afetiva durante a realização das suas aulas para que esta possa proporcionar progressos no processo de ensino e aprendizagem.
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