A formação continuada de monitores (as) da RACEFFAES

Um estudo de suas proposições político-pedagógicas

Autores

  • Mateus Fornaciari UFES https://orcid.org/0009-0008-8762-5228
  • Franklin Noel dos Santos UFES
  • Janinha Gerke Universidade Federal do Espírito Santo
  • Erineu Foerste Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.39997

Palavras-chave:

Formação Continuada de Monitores; Educação do Campo; Pedagogia da Alternância

Resumo

A formação continuada de monitores-professores está presente na maioria dos projetos educacionais, demandando contínuas pesquisas sobre o tema. Buscamos, nessa pesquisa, problematizar os pressupostos políticos e pedagógicos que subjazem as proposições formativas dos monitores integrantes do coletivo da Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação por Alternância no Espírito Santo (RACEFFAES). Como perspectiva metodológica, adotamos a abordagem qualitativa (SILVEIRA e CÓRDOVA, 2009; GIL, 2002) a partir de pesquisas bibliográficas e de campo. Os dados encontrados foram submetidos à Análise de Conteúdo (FRANCO, 2012). O referencial teórico que sustenta este trabalho dialoga com Giroux (1997); Arroyo (2007, 2012), Freire (2006, 2001, 2015); Gerke de Jesus (2011, 2018) e Gava (2011). Como resultados, destacamos os tensionamentos produzidos no percurso da investigação bem como as apropriações acerca dos pressupostos político-pedagógicos que atravessam os saberes e fazeres dos monitores-professores em seus processos de formação produzidos nos encontros de formação continuada da RACEFFAES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Noel dos Santos, UFES

Possui graduação em Licenciatura Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Ciências (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Sistemática e Biogeografia de Mollusca. Curadoria. Oceanografia Biológica. Pesca de Arrasto. Dragagem de Fauna Marinha. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Ambiental, Formação de Professor de Ciências e Biologia. Formação Continuada. Ensino na Educação Básica. Prática Docente. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo.

Janinha Gerke , Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia. Doutora em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, com pesquisas na linha de Cultura, Currículo e Formação de Educadores.  Professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, curso de Licenciatura em Educação do Campo do programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação. É Membro do Grupo de Investigação Internacional do Sistema Dual-Alternância, coordenado pela Universidade de Sherbrooke, Canadá e do grupo de Pesquisa CNPq “Culturas, Parcerias e Educação do Campo” e do Grupo de Estudos e Pesquisas “Pedagogia da Alternância: Memórias, experiências e narrativas”. Autora dos livros: "Formação e Profissão Docente do Campo"; "Formação de Professores na Pedagogia da Alternância: Saberes e Fazeres do Campo". 

Erineu Foerste , Universidade Federal do Espírito Santo

Graduou-se na Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 1984 (UNISINOS). Pós-graduou-se no mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás em 1996 (UFG), no doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2002 (PUC-Rio) e pós-doutorado na Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen em 2011 na Alemanha (UNISIEGEN) e no Institut für Romanistik da Justus Liebig Universität-Gießen em 2019 na Alemanha (UNI-Gießen). Foi Professor Visitante na Kulturwissenschaftliche Fakultät da Europa-Universität-Viadriana Frankfurt Oder na Alemanha (EUV-Frankfurt Oder), na Universität-Siegen na Alemanha (UNISIEGEN), na Università degli Studi di Sassari na Itália (UNISS). É Professor Associado de Tempo de Dedicação Exclusiva (DE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Está vinculado ao Departamento de Linguagens, Culturas e Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (DLCE/CE/UFES). É membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Fundou e lidera o Grupo de Pesquisa (CNPq) Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Coordenada o Programa de Educação do Campo/UFES. São temas de pesquisa: i) Sociolinguística (Diversidade Linguística: Línguas Minoritárias, Línguas de Imigração, Direitos Linguísticos, Bilinguismo, Contatos Linguísticos, Plurilinguismo, Trabalho com Literatura); ii) Educação Popular (Educação do Campo, Comunidades e Povos Tradicionais, Ação Comunitária, Pedagogia/Educação Social); iii) Memórias, Culturas e Educação. Coordena convênios e realiza missões acadêmicas internacionais com a Univeristät-Siegen (UNI-Siegen) na Alemanha, com a Justus Liebig Universität-Gießen (UNI-Gießen) na Alemanha, com a Europa-Universität-Viadrina Frankfurt/Oder (EUV-Frankfurt Oder) na Alemanha e com a Università degli Studi di Sassari (UNISS) na Itália. É membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). É membro associado da Deutscher Lusitanistenverband e. V. (DLV) e da Deutscher Romanistenverband (DRV). 

Referências

AARROYO, Miguel Gonzalez. Formação de Educadores do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CALDART, Roseli Salete;, Miguel Gonzalez. Políticas de Formação de Educadores (as) do Campo. Cad. CEDES, vol. 27, n. 72, Campinas, p. 157-176, maio/ago. 2007.

DESLANDES, Suely Ferreira. GOMES, Romeu. MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de Conteúdo. Brasília, 4ª edição: Liber Livro, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – 52ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo.. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo.. Política e Educação: ensaios. – 6ª. Ed. São Paulo, Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo.. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAVA, Marleide Pimentel Miranda, 1970- G279p. Professores do campo e no campo: um estudo sobre formação continuada e em serviço na Escola Distrital “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, no município de Colatina/ES. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GERKE DE JESUS, Janinha. Formação e profissão docente no campo. - 1. Ed. Curitiba – PR: Appris, 2018.

GERKE DE JESUS, Janinha. Formação de professores na pedagogia da alternância: saberes e fazeres do campo. – 1. Ed. Vitória, ES: GM, 2011.

MOLINA, Mônica. Pesquisa de avaliação externa do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). In: FOERSTE, Erineu; FOERSTE, Gerda Margit Schütz; DUARTE, Laura Maria Schneider (Orgs.). Projeto político-pedagógico da educação do campo. Vitória: Programa de Pós-graduação em Educação – UFES, 2008. – (Por uma educação do campo; n. 6).

RACEFFAES. Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo. Cultivando a Educação dos Povos do Campo do Espírito Santo. São Gabriel, ES. 2015.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tataina Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. P.31-42.

Downloads

Publicado

21-12-2023