A formação continuada de monitores (as) da RACEFFAES
Um estudo de suas proposições político-pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.39997Palavras-chave:
Formação Continuada de Monitores; Educação do Campo; Pedagogia da AlternânciaResumo
A formação continuada de monitores-professores está presente na maioria dos projetos educacionais, demandando contínuas pesquisas sobre o tema. Buscamos, nessa pesquisa, problematizar os pressupostos políticos e pedagógicos que subjazem as proposições formativas dos monitores integrantes do coletivo da Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação por Alternância no Espírito Santo (RACEFFAES). Como perspectiva metodológica, adotamos a abordagem qualitativa (SILVEIRA e CÓRDOVA, 2009; GIL, 2002) a partir de pesquisas bibliográficas e de campo. Os dados encontrados foram submetidos à Análise de Conteúdo (FRANCO, 2012). O referencial teórico que sustenta este trabalho dialoga com Giroux (1997); Arroyo (2007, 2012), Freire (2006, 2001, 2015); Gerke de Jesus (2011, 2018) e Gava (2011). Como resultados, destacamos os tensionamentos produzidos no percurso da investigação bem como as apropriações acerca dos pressupostos político-pedagógicos que atravessam os saberes e fazeres dos monitores-professores em seus processos de formação produzidos nos encontros de formação continuada da RACEFFAES.
Downloads
Referências
AARROYO, Miguel Gonzalez. Formação de Educadores do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
CALDART, Roseli Salete;, Miguel Gonzalez. Políticas de Formação de Educadores (as) do Campo. Cad. CEDES, vol. 27, n. 72, Campinas, p. 157-176, maio/ago. 2007.
DESLANDES, Suely Ferreira. GOMES, Romeu. MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de Conteúdo. Brasília, 4ª edição: Liber Livro, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – 52ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo.. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo.. Política e Educação: ensaios. – 6ª. Ed. São Paulo, Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo.. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GAVA, Marleide Pimentel Miranda, 1970- G279p. Professores do campo e no campo: um estudo sobre formação continuada e em serviço na Escola Distrital “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, no município de Colatina/ES. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GERKE DE JESUS, Janinha. Formação e profissão docente no campo. - 1. Ed. Curitiba – PR: Appris, 2018.
GERKE DE JESUS, Janinha. Formação de professores na pedagogia da alternância: saberes e fazeres do campo. – 1. Ed. Vitória, ES: GM, 2011.
MOLINA, Mônica. Pesquisa de avaliação externa do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). In: FOERSTE, Erineu; FOERSTE, Gerda Margit Schütz; DUARTE, Laura Maria Schneider (Orgs.). Projeto político-pedagógico da educação do campo. Vitória: Programa de Pós-graduação em Educação – UFES, 2008. – (Por uma educação do campo; n. 6).
RACEFFAES. Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo. Cultivando a Educação dos Povos do Campo do Espírito Santo. São Gabriel, ES. 2015.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tataina Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. P.31-42.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mateus Fornaciari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.