Educação do Campo e mereologia química: aproximações possíveis no estudo de átomo e molécula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.41118

Palavras-chave:

Filosofia da Química; Educação do campo; Mereologia Química; Contextualização.

Resumo

A mereologia química, uma das dimensões de estudo da filosofia da química, é uma área recente na educação química. Entende-se que discussões filosóficas e epistemológicas são necessárias para o entendimento de conceitos, pois é muito comum, na sala de aula, dificuldades na compreensão de como as unidades básicas se combinam para constituir unidades maiores, ou seja, da relação todo/partes. Esta pesquisa pretende apresentar uma intervenção pedagógica realizada por uma licencianda do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Natureza, que teve por objetivo abordar os conteúdos associados às macro e micropartículas no ensino de química de acordo com as contribuições teóricas do campo da mereologia química. O estudo foi desenvolvido numa classe multisseriada de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola do campo. A metodologia empregada foi pesquisa ação, utilizando-se de múltiplas linguagens para compreender conceitos como átomo, molécula, elemento e substância. O trabalho mostrou que a inserção da filosofia da química no ensino de química pode contribuir para o entendimento dos conceitos micro e macroscópicos, na educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariele Maria Santos dos Reis

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo, com Habilitação em Ciências Naturais. Universidade Federal do Espírito Santo.

Debora Schmitt Kavalek, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Educação e Ciências Humanas.

Centro Universitário Norte do ES.

Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Área: Educação/Ciências Naturais.

Referências

BEJARANO, N. R. R.; ADURIZ-BRAVO, A.; BONFIM, C. S. Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciênc. Educ. Bauru: 25 (4), 2019.

BORCK, Izis. Análise do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Bom Jesus do Monte. Artigo para certificação do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. Universidade Federal do Paraná, 2014. Disponível em:https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/47074/R%20-%20E%20-%20IZIS%20BORCK.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 28 ago. 2022.

CALAZANS, Marcelo. Agricultura, identidade e território no Sapê do Norte quilombola. Agriculturas, v. 7, n. 1,março de 2010. Disponível em: http://aspta.org.br/files/2019/10/Artigo1_Agriculturas_MAR2010_Site.pdf. Acesso em 12 ago. 2022.

CHAMIZO, José A. Prefácio. Em: Filosofia da Química no Brasil. Jackson Gois; Marcos Antonio Pinto Ribeiro (Orgs.). Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019.

EARLEY, J. A. Process Structural Realism, Instance Ontology, and Societal Order. Published in "Researching with Whitehead: System and Adventure", Franz Riffert and Hans-Joachim Sander, eds., Berlin: Alber, 2008.

EARLEY, J. A New ‘Idea of Nature’ for Chemical Education. Science & Education, 22:1775–1786, 2013.

FONTELLES, M. J. et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Núcleo de Bioestatística Aplicado à Pesquisa da Universidade da Amazônia – Unama. Amazonas, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43a ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48a ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HARRÉ, R.; LLORED, J. P. Mereologies as the Grammars of Chemical Discourses.

Article in Foundations of Chemistry · Abril 2011.

JUSTI, R. Relações entre argumentação e modelagem no contexto da ciência e do ensino de ciências. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.17 n.especial, p. 31-48, novembro DE 2015. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/epec/a/PJnWzcv8fLY3zJtqgxTXTnJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 11 ago. 2022.

LABARCA, M. BEJARANO, N. EICHLER, M. L. Química e filosofia: rumo a uma frutífera colaboração. Quím. Nova, v.36, n.8 São Paulo, 2013.

LLORED, Jean Pierre. Whole-Parts Strategies in Quantum Chemistry: Some Philosophical and Mereological Lessons. HYLE – International Journal for Philosophy of

Chemistry, Vol. 20, 2014, p. 141-163.

RIBEIRO, M; A. P. Filosofia e Química: Miscíveis- Quais as implicações da Filosofia da Química para o Ensino de Química? XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR. 21 a 24 de jul. 2008.

ROCHA, T. U. A epistemologia de Bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. XI Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba. 23 a 26 de set. 2013.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

UFES. Ceunes. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo. São Mateus: Ceunes, 2019.

Downloads

Publicado

21-12-2023