Análise da contextualização do conteúdo de eletroquímica em Livros Didáticos aprovados no PNLD/2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.41504

Palavras-chave:

Contextualização;. Ensino de Química; Eletroquímica; Livro Didático; PNLD.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a contextualização do conteúdo Eletroquímica nos livros didáticos de Química, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático em 2018 (PNLD/2018). Adotou-se a Pesquisa Qualitativa na análise dos livros didáticos de seis coleções aprovadas no PNLD/2018, sendo elaborados dois protocolos: (1) caracterização geral; e (2) contextualização dos conteúdos de Eletroquímica. Na organização e análise dos dados utilizou-se o método de Análise de Conteúdo. Observou-se que os Livros Didáticos de Química (LDQs) são organizados em unidades e/ou capítulos, tendo na apresentação inicial do conteúdo Eletroquímica, alguns elementos como: temáticas iniciais; ilustrações e questionamentos; objetivos da aprendizagem. Em relação a contextualização, os resultados mostraram que todos os LDQs apresentaram temáticas relacionadas a diversos contextos, como ambiental, social, político e econômico, porém apenas três LDQs retomam essas temáticas no decorrer da unidade e/ou capítulo, sendo estas problematizadas. Uma categoria adotada em apenas dois LDQs foi a contextualização histórica. Diante disso, dos seis LDQs somente três apresentam-se contextualizados, visto que alguns LDQs não retomam a temática inicial, utilizam vários temas como exemplos, ou somente retomam a temática no fim dos capítulos não relacionando-a com os conceitos químicos, que prejudica a significação dos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esthefany Guedes Coitim, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Participou do Programa Residência Pedagógica no período de 2018/2020.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 18 out. 2021.

BORGES, R. S.; LUZ JÚNIOR, G. E. A Contextualização do Ensino de Química: Um Olhar Reflexivo sobre a Prática dos Professores. Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 109-118, 2019.

BROWN, T. L.; LEMAY JÚNIOR, H. E.; BURSTEN, B. E. Química a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

CARVALHO, A. M. de P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. de P. Ensino de ciências por investigação. 2 ed. São Paulo: Condições para implementação em sala de aula, 2013, p. 1-20.

CHOPPIN, A. História dos Livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.

FERRAZ, A. P. do C. M. Taxonomia de Bloom: Revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

FRAGAL, V. H. et al. Uma proposta alternativa para o ensino de eletroquímica sobre a reatividade de metais. Química Nova na Escola, v. 33, n. 4, p. 1-7, out./ nov. 2011.

FINGER, I.; BEDIN, E. A contextualização e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem da ciência química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 8-24, 2019.

GÉRARD, F. M.; ROEGIERS, X. Conceber e avaliar manuais escolares: Portugal. Porto editora, 1998.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, 2008.

GONZÁLEZ, C. V. Reflexiones y Ejemplos de Situaciones Didácticas para una Adecuada Contextualización de los Contenidos Científicos en el Proceso de Enseñanza. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 1, n. 3, p. 214-223, 2004.

JESUS, D. de S. O questionamento nos livros didáticos de Química no PNLD 2015 e 2018. 34p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, 2018.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, v. 16, n. 69, p. 3-9, jan./mar. 1996.

LEITE, M. B. Abordagem contextualizada e interdisciplinar nos capítulos de equilíbrio químico e eletroquímica em livros didáticos de Química aprovados no PNLD/2008/2012/2015/2018. 2020. 350p. Tese de (pós-graduação) em educação de ciências e matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

MARTINS, I. et al. Uma análise das imagens nos livros didáticos de ciências para o ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4, 2003. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003. p. 1-7.

MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Revista eletrônica de Educação, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2007.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

SANJUAN, M. E. C. et al. Maresia: Uma proposta para o Ensino de Eletroquímica. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 1-8, abr./ago. 2009.

SANTOS, W. L. dos P.; MORTIMER, E. F. A dimensão social do ensino de Química – um estudo exploratório da visão de professores. Anais do II ENPEC–Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Porto Alegre: ABRAPEC, 1999. p. 1-9.

SANTOS, S. de M. O. Critérios para avaliação de livros didáticos de Química. 2006. 214p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Faculdade de Química, Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2006.

SILVA, L. E.; MARCONDES, M. E. R. Contextualização no Ensino de Química: significados e epistemologia. In: REZENDE, de B. D. Tópicos em ensino de Química. São Paulo: Pedro e João, 2014. p. 2-11.

WARTHA, E. J.; SILVA, E. da L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, n.2, p. 84-91, mai. 2013.

WARTHA, J. E.; ALÁRIO, F. A. A contextualização no ensino de Química através do livro didático. Química nova na escola, n. 22, p. 42-47, jan./jul. 2005.

Downloads

Publicado

26-12-2024