Análise da contextualização do conteúdo de eletroquímica em Livros Didáticos aprovados no PNLD/2018
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.41504Palavras-chave:
Contextualização;. Ensino de Química; Eletroquímica; Livro Didático; PNLD.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a contextualização do conteúdo Eletroquímica nos livros didáticos de Química, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático em 2018 (PNLD/2018). Adotou-se a Pesquisa Qualitativa na análise dos livros didáticos de seis coleções aprovadas no PNLD/2018, sendo elaborados dois protocolos: (1) caracterização geral; e (2) contextualização dos conteúdos de Eletroquímica. Na organização e análise dos dados utilizou-se o método de Análise de Conteúdo. Observou-se que os Livros Didáticos de Química (LDQs) são organizados em unidades e/ou capítulos, tendo na apresentação inicial do conteúdo Eletroquímica, alguns elementos como: temáticas iniciais; ilustrações e questionamentos; objetivos da aprendizagem. Em relação a contextualização, os resultados mostraram que todos os LDQs apresentaram temáticas relacionadas a diversos contextos, como ambiental, social, político e econômico, porém apenas três LDQs retomam essas temáticas no decorrer da unidade e/ou capítulo, sendo estas problematizadas. Uma categoria adotada em apenas dois LDQs foi a contextualização histórica. Diante disso, dos seis LDQs somente três apresentam-se contextualizados, visto que alguns LDQs não retomam a temática inicial, utilizam vários temas como exemplos, ou somente retomam a temática no fim dos capítulos não relacionando-a com os conceitos químicos, que prejudica a significação dos conteúdos.
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