Iniciação científica júnior

contribuições para a formação cidadã e para o ensino aprendizagem de química dos alunos da educação básica

Autores

  • Drielly Goulart EEEM Pedro Paulo Grobério
  • Ana Nery Furlan Mendes

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.41931

Palavras-chave:

Iniciação Científica Júnior; Formação científica; Ensino Médio

Resumo

A Iniciação Científica na formação inicial é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do conhecimento científico e crítico dos alunos, com impactos no âmbito social e escolar. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, visa evidenciar a relevância da participação de estudantes da Educação Básica na pesquisa científica, buscando identificar as contribuições para o crescimento de seu conhecimento químico e social. As reflexões realizadas são baseadas na análise de relatos obtidos através de questionários aplicados aos alunos de escolas públicas estaduais da cidade de São Mateus, Espírito Santo, que já foram bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior voltado para a área de química. Os resultados obtidos mostraram que a participação dos alunos no programa proporcionou um crescimento intelectual e amadurecimento no trabalho em equipe, além de ampliar conhecimentos e possibilitar novas vivências. Os alunos também relataram que o contato com professores e estudantes universitários despertou um interesse no ingresso ao ensino superior e, em alguns casos, motivou a escolha de seu futuro acadêmico. A participação dos estudantes do Ensino Médio em projetos de pesquisas científicas contribuiu para a construção do conhecimento, auxiliando nos estudos e no desenvolvimento do pensamento crítico, promovendo a curiosidade e criatividade, e estimulando a construção da autonomia e senso crítico. O programa também contribuiu para a formação da cidadania dos alunos, pois eles começaram a repensar suas ações e comportamentos diante do meio em que vivem, o que resultou em um crescimento pessoal e social.

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Publicado

27-06-2024