Sexualidade, gravidez e IST's na adolescência

um estudo com alunos do ensino de jovens e adultos

Autores

  • Renata Moraes Serafim Universidade Federal do Espirito Santo
  • Manoel Augusto Polastreli Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.41955

Palavras-chave:

Sexualidade; Gravidez; Adolescência; Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre sexualidade, gravidez e IST’s na adolescência na perspectiva de alunos do Ensino de Jovens e Adultos. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, descritivo. Participaram da pesquisa alunos do sexo masculino e feminino, maiores de dezoito anos. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu por meio do desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) proposta por Carvalho (2013). Os instrumentos utilizados para obtenção de resultados foram os aplicativos: Padlet, Mentimenter, Google Formulário e Google Meet. Os procedimentos foram divididos em quatro etapas: caixa de curiosidades (Padlet), nuvem de palavras (Mentimenter), estudo de caso (Google Formulário) e  roda de conversa com os sujeitos de pesquisa (Google Meet). Os resultados obtidos foram positivos, podendo concluir que para a maior parte dos alunos participantes, a temática sexualidade está relacionada a sexo e a amor. As opiniões sobre o estudo de caso hipotético foram bastante divergentes ao tema do projeto, pois a maioria dos participantes possuem uma idade mais avançada. Espera-se que os dados dessa pesquisa possam servir para embasar futuras pesquisas voltadas para o público da Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Augusto Polastreli Barbosa

Doutorando Profissional em Educação em Ciências e Matemática (IFES) com período sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal). Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) - UFES (Campus Alegre). Membro do grupo de pesquisa HISTOFIC (História e Filosofia da Ciência: desenvolvimento, fundamentos e práxis educacional) - IFES e do Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce - IFES. Desenvolve pesquisas e atua na área de História e Filosofia da Ciência, Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Espaços Não-Formais de Educação, Tecnologias Educacionais, Mídias na Educação, Educação à Distância, Currículo e Formação de Professores. Filiado à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio).

Referências

ALVES, C. A.; BRANDÃO, E. R. Vulnerabilidade no uso de métodos contraceptivos entre adolescentes e jovens: interseções entre políticas públicas e atenção à saúde. Caderno de Saúde Pública, v. 14, n. 2, p. 661-670, 2009.

BALLONE, G. J. Gravidez na Adolescência. Disponível em: <http://psiqweb.net/index.php/infancia-e-adolescencia/gravidez-na-adolescencia/ >. Acesso em: 1 jul. 2020.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da criança e do adolescente e dá outras providencias. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividadelegislativa/legislacao/Constituicoes_Brasileiras/constituicao1988.html/arquivos/ConstituicaoTextoAtualizado_EC%20105.pdf > Acesso em: 19 ago. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, A. M. P; OLIVEIRA, A. M. C.; SCARPA, L. D; SASSERO,H. L.;

SEDANO, L.; SILVA, B. M.; CAPECCH, M. V. C. M.; ABIB, S. V. L. M.; BRICCIA, V. Ensino de Ciências por investigação: implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 164 p.

DUARTE, P. M. S. Educação da sexualidade: modelos e representações de professores. 2010. 87f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal.1977.

FOUCAULT, Michel. The history of sexuality. Nova York: Pantheon, 1978.

FURNALETTO, Milene Fontana et. al. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 168, p. 550-571, 2018. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/cp/v48n168/1980-5314-cp-48-168-550.pdf. Acesso em: 5 fev. 2021

MOREIRA, R. M.; TEIXEIRA, R. C. S.; TEIXEIRA, B. R. J.; CAMARGO, L. C.; BOERY, O. S. N. R. Adolescência e sexualidade: uma reflexão com enfoque bioético. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n.3, p. 61-71, 2013.

NARDI, H. C. O estatuto da diversidade sexual nas políticas de educação no Brasil e na França: a comparação como ferramenta de desnaturalização do cotidiano de pesquisa. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre: UFRGS, v. 20, n. especial, p. 12-23, 2008.

QUARTIERO, E. Educando para a diversidade: desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate à discriminação no cotidiano escola. Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro: CLAM/UERJ, n. 11, p. 59-87, ago. 2012.

OMS. Accelerating progress toward the reduction of adolescente pregnancy in Latin America and the Caribbean. Washington: Report of a technical consultatio, 2017.

SILVA, M. A. Dimensões da sexualidade humana: uma análise dos livros didáticos de ciência. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.

Downloads

Publicado

26-12-2024