O Interesse Cognoscível do Movimento de Gestão Empresarial da Educação
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42176Palavras-chave:
Gestão Escolar; Privatização do Ensino; Neoliberalismo; Políticas PúblicasResumo
A última década foi marcada pelo avanço de um movimento reformista da educação pública brasileira que tem apregoado a introdução e incorporação, no interior das escolas, de lógicas de gestão aplicadas a empresas privadas. Com toda a argúcia necessária e utilizando argumentos indefectíveis em prol da eficiência dos sistemas educacionais, os reformistas têm cooptado uma miríade de adeptos em diversos setores da sociedade. Esse manifesto movimento de gestão empresarial da educação tem deixado em evidência a supremacia do interesse privado frente ao interesse público na área educacional. Desse modo, torna-se relevante evidenciar o interesse cognoscível deste movimento que incorpora o pensamento de que a escola que não atender aos interesses do mercado estará fadada ao fracasso. Com esse propósito, foram considerados para estudo diversos textos publicados na última década que tratam do referido assunto. Os textos selecionados foram examinados utilizando-se recursos do software de análise de dados qualitativos e métodos mistos de pesquisa MAXQDA. A partir do exame dos relatórios obtidos com a ferramenta MAXQDA foi possível identificar que o interesse cognoscível dos idealizadores é gerir a escola como uma empresa, obtendo assim o controle do processo educativo da juventude para instalar, definitivamente, a hegemonia das ideias neoliberais na formação de políticas públicas para a educação básica.
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