A Educação não formal e museologia
um relato de experiência no Centro Social Reconstruir A vida em São Mateus- ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.42303Palavras-chave:
Educação não formal; Museologia; Estágio Supervisionado.Resumo
Este trabalho tem como objetivo divulgar as vivências do Estágio Supervisionado em Educação em Contextos não Escolares, do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, realizado no Centro Social Reconstruir A vida, entre os meses de maio e julho de 2023. Como pressuposto teórico, utilizamos as concepções de Moutinho (1993) que apresenta o conceito de Museologia Social, uma prática que contempla as implicações da museologia contemporânea. Também nos apoiamos teoricamente na declaração de Santiago no Chile em 1972, um documento fruto de um trabalho interdisciplinar sobre o papel histórico dos museus da América Latina, intitulado como ‘’O desenvolvimento e o papel dos museus no mundo contemporâneo’’ organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) junto ao Conselho Internacional dos Museus (ICOM).
Durante a rotina de estágio foram observados aspectos da dinâmica cotidiana da instituição e posteriormente houve o desenvolvimento de um projeto de intervenção que surgiu a partir das demandas daquela realidade. Assim, durante 8 dias foram realizadas ações que tinham por objetivo a priori a construção de um museu.
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Referências
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