A Educação não formal e museologia

um relato de experiência no Centro Social Reconstruir A vida em São Mateus- ES

Autores

  • Renata Goveia Santos Ufes
  • Ailton Pereira Morila Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.42303

Palavras-chave:

Educação não formal; Museologia; Estágio Supervisionado.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo divulgar as vivências do Estágio Supervisionado em Educação em Contextos não Escolares, do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, realizado no Centro Social Reconstruir A vida, entre os meses de maio e julho de 2023. Como pressuposto teórico, utilizamos as concepções de Moutinho (1993) que apresenta o conceito de Museologia Social, uma prática que contempla as implicações da museologia contemporânea. Também nos apoiamos teoricamente na declaração de Santiago no Chile em 1972, um documento fruto de um trabalho interdisciplinar sobre o papel histórico dos museus da América Latina, intitulado como ‘’O desenvolvimento e o papel dos museus no mundo contemporâneo’’ organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) junto ao Conselho Internacional dos Museus (ICOM).

Durante a rotina de estágio foram observados aspectos da dinâmica cotidiana da instituição e posteriormente houve o desenvolvimento de um projeto de intervenção que surgiu a partir das demandas daquela realidade. Assim, durante 8 dias foram realizadas ações que tinham por objetivo a priori a construção de um museu.

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Biografia do Autor

Renata Goveia Santos, Ufes

Acadêmica do curso de Pedagogia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES).

Ailton Pereira Morila, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo  (FEUSP).    Atualmente  é  professor  associado  do  Departamento  de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da  Universidade  Federal  do  Espírito  Santo  (UFES).  Pesquisador  do Prometheus –  Núcleo de Estudos Críticos (UFES). Professor permanente do Programa  de  pós-graduação  em  Ensino  na  Educação  Básica  do  CEUNES-UFES.  

Referências

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Publicado

21-12-2023

Edição

Seção

Relatos de experiência