Mapas mentais

uma proposta metodológica no ensino de ciências e biologia

Autores

  • Maria Regilane de Sousa Rodrigues Professora SEDUC - CE
  • Tayane Rodrigues Barbosa
  • Antonia Railene de Souza Rodrigues Universidade Federal do Cariri https://orcid.org/0000-0002-1605-0171

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42750

Palavras-chave:

Síntese de conteúdos; técnica de ensino; aprendizagem

Resumo

Mapas mentais são recursos didáticos bastante utilizados na Educação devido a sua capacidade de síntese de conteúdo e conexão de ideias. No ensino de Ciências e Biologia tende a incentivar e auxiliar a memorização de conteúdos bem como a aprendizagem significativa devido a associação e conexão termos e de ideias. Nesse contexto este trabalho tem como objetivo discutir sobre a utilização de mapas mentais no ensino de ciências e Biologia a partir de uma apreciação de trabalhos científicos a respeito. Como forma de alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura, utilizando como bases de dados o Google acadêmico e Scielo, no qual foram pesquisados artigos entre os períodos de 2019 a 2023. As palavras chave de busca foram: mapas mentais, Ensino de Biologia, Ensino de ciências, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os resultados apontam os mapas mentais como importantes estratégias didáticas para o ensino de Ciências e Biologia. A maioria dos trabalhos tiveram a intenção de que os estudantes construíssem mapas mentais sobre os temas que estavam sendo abordados em aula, temas como solos, vírus, citologia, invertebrados foram abordados. Por fim, a pesquisa destacou o uso de mapas mentais no ensino de ciências e Biologia, trazendo contribuições e reflexões acerca do uso dessa estratégia de ensino e aprendizagem.

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Publicado

27-06-2024