Mapas mentais
uma proposta metodológica no ensino de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42750Palavras-chave:
Síntese de conteúdos; técnica de ensino; aprendizagemResumo
Mapas mentais são recursos didáticos bastante utilizados na Educação devido a sua capacidade de síntese de conteúdo e conexão de ideias. No ensino de Ciências e Biologia tende a incentivar e auxiliar a memorização de conteúdos bem como a aprendizagem significativa devido a associação e conexão termos e de ideias. Nesse contexto este trabalho tem como objetivo discutir sobre a utilização de mapas mentais no ensino de ciências e Biologia a partir de uma apreciação de trabalhos científicos a respeito. Como forma de alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura, utilizando como bases de dados o Google acadêmico e Scielo, no qual foram pesquisados artigos entre os períodos de 2019 a 2023. As palavras chave de busca foram: mapas mentais, Ensino de Biologia, Ensino de ciências, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os resultados apontam os mapas mentais como importantes estratégias didáticas para o ensino de Ciências e Biologia. A maioria dos trabalhos tiveram a intenção de que os estudantes construíssem mapas mentais sobre os temas que estavam sendo abordados em aula, temas como solos, vírus, citologia, invertebrados foram abordados. Por fim, a pesquisa destacou o uso de mapas mentais no ensino de ciências e Biologia, trazendo contribuições e reflexões acerca do uso dessa estratégia de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ALVES, A. A.; OLIVEIRA, I. B. M.; KISTEMANNJÚNIOR, M. A. Metodologias ativas de aprendizagem por meio de produção de vídeos e construção de mapas mentais. In: MARSHESAN, L. J. S. C.; NEU, A. F. (Orgs). Metodologias ativas de aprendizagem na educação básica, técnica e superior. Nova Xavantina, MT: Pantanal Editora, 2021. 52p.
BARROS, D. de P. M.; DE OLIVEIRA CRESPO, N. D. Uso de mapas mentais para avaliação do potencial educativo do modelo didático bidimensional sobre replicação do DNA. ACTIO: Docência em Ciências, v. 5, n. 3, p. 1-19, 2020.
CAÑETE, C. L. Mapa mental interativo como atividade de ensino para o aprendizado da divisão celular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8. 2021. Anais [...]. Maceió: Editora Realize, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14823_TB2700_29112022113750.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.
COSTA, F. da S. M.; DE MIRANDA, A. F.; FALEIRO, A. C. Utilização de mapas mentais e conceituais como ferramenta de aprendizagem significativa para o ensino de citologia. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 23443-23461, 2022.
DA SILVA MIRANDA, Ana Telma; DO VALLE, Mariana Guelero. O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?. Educação, Ciência e Cultura, v. 27, n. 2, 2022.
DA SILVA, B. R. T.; VASCONCELOS, A. K. P.; DE OLIVEIRA, A. B. A utilização de mapas mentais no ensino-aprendizagem de ciências: um caso de alunos nos anos finais, numa escola privada em Fortaleza-Ceará. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. e096-e096, 2021.
DA SILVA, D. C.; DE FRANÇA, S. B. O uso de mapas mentais como estratégia de ensino-aprendizagem: impactos da pandemia da covid-19 e o consumo em questão. In: Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 7. Campina Grande, 2022. Anais [...] Campina Grande: Editora Realize, 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2022/TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1206_TB559_13072022154533.pdf. Acesso em: 16 abr. 2023.
DA SILVA, E. S. O uso dos mapas mentais no ensino de biologia: relato de experiência na residência pedagógica. 2019. Campina Grande, 2019. Anais [...]. Campina grande: Editora Realize, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID2317_30072019223317.pdf. Acesso em: 16 abr. 2023.
DE ALCANTARA, E. F. S. Mapa conceitual e mapa mental. Simpósio, [S.l.], n. 8, mar. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2106. Acesso em: 24 out. 2023.
DE PAULA COELHO, D. et al. Mapa Mental e Cruzadinha: Ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em Biologia. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, v. 1, n. 1, 2021.
FÉLIX, M. E. O.; LIMA, B. T. S. As metodologias ativas na construção do conhecimento científico: utilização do método JigSaw (quebra-cabeças) e mapa conceitual para o ensino de funções oxigenadas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 1, 2021.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2021.
LEITE, P. R. M. et al. O ensino da Biologia como uma ferramenta social, crítica e educacional. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem Estar-RECH, v. 1, n. 1, Jul-Dez, p. 400-413, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/4749/3855. Acesso em: 03 out. 2023.
PRODANOVE; C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. [recurso eletrônico]. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 03 out. 2023.
SANTOS, C. R. da S.; CONCEIÇÃO, A. R. da; MOTA, M. D. A. A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia. In: CASTRO, P. A. de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas. Campina Grande: Realize eventos, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2019/ebook3/PROPOSTA_EV127_MD4_ID644_01102019222331.pdf. Acesso em: 16 abr. 2023.
SILVA, V. B. G. da. Propostas de mapas mentais como instrumento de aprendizagem para o aprendizado de bioquímica no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso.
SOUSA, E. M. et al. Construção de mapas mentais como instrumento facilitador no ensino de ciências por investigação. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 37, n. 1, p. 153-163, 2022. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/3215. Acesso em 16 abr. 2023.
TAVARES, L. A.; MEIRA, M. C.; DO AMARAL, S. F. Mapa mental interativo: a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem. Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 1, p. 01-12, 2021.
WOICIECHOWSKI, T. et al. Análise de mapas mentais na percepção de estudantes do Ensino Fundamental II sobre o solo. Terrae Didatica, v. 18, p. e022031-e022031, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Regilane de Sousa Rodrigues, Tayane Rodrigues Barbosa, Antonia Railene de Souza Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.