Invisibilidade da população LGBTQIAP+ nas políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.42823Palavras-chave:
Políticas Educacionais; Gênero; Orientação sexual; LGBTQIAP+; Políticas públicasResumo
Este artigo é parte da dissertação de mestrado do autor, que aborda as políticas educacionais voltadas para o público LGBTQIAP+. O objetivo é compreender se as políticas existentes são adequadas para garantir a segurança dessa comunidade em um país onde ainda ocorre, em média, uma morte por dia devido à homofobia. Para esta análise, foram considerados documentos importantes, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Além disso, são mencionados casos de violência escolar para ilustrar a situação atual, bem como uma reflexão sobre as possíveis consequências caso o programa Brasil sem Homofobia tivesse sido aprovado e as razões que levaram ao seu veto.
Downloads
Referências
ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2016: As experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016.
ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2016: As experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016.
ABOUID, Philippe Oliveira. POLÍTICA E IMAGINÁRIOS NO ENFRENTAMENTO DA LGBTIFOBIA: a abordagem do Canal das Bee sobre o "Kit-Gay” e a "Ideologia de Gênero" nas eleições presidenciais de 2018. 2020. 124 f. Dissertação Mestrado – Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, 2020.
DE AMORIM ANDRADE, Alcilene Lopes et al. SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: como escola e família tem lidado com este tema?. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 10, n. 1, 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação, (2005). Prêmio Professores do Brasil. Brasília: MEC, 2005. Disponível em: <http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br>. Acesso em: 16, abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação, (2014). Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 18, abr. 2021.
BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 4.032 de 24 de novembro de 2005. Institui o Grupo de Trabalho para acompanhar a implementação do “ Brasil sem Homofobia” no Ministério da Educação. D.O.U. 25 de novembro de 2005.
CARVALHO, Igor. Professor, estudante de mestrado e ativista é encontrado morto no Paraná. Carta Campinas. Campinas, 2021. Disponível em: <https://cartacampinas.com.br/2021/05/professor-estudante-de-mestrado-e-ativista-e-encontrado-morto-no-parana/>. Acesso em: 02, mai. 2021.
CHAMIÇO NETTO, Roberto Luiz. Diversidade sexual e de gênero na formação e prática docente: desafios e possibilidades com a prática cineclubista. Curitiba 2022.
COSTA, Sebastiana Nunes da et al. Gênero e sexualidade na escola: em cena o estudo das contribuições das políticas para a formação docente no Ensino Médio, os Núcleos de Gênero e Projeto Andanças em Pernambuco. 2021. Disponível em: < http://tede2.ufrpe.br:8080/tede/handle/tede2/9050>. Acesso em: 07 set. 2022.
DANTAS, Lucas Silva et al. Dissidência, resistência e transgressão no espaço escolar: vozes trans, negras, indígenas e de pessoas com deficiência na encruzilhada epistêmica. 2021. Disponível em: <https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/24627>. Acesso em: 08 nov. 2023.
FRANÇA, Luísa. Plano Nacional de Educação (PNE): entenda o que é e os resultados parciais. PAR Platafoma Educacional. Brasil: 2020. Disponível em: < https://www.somospar.com.br/pne-conheca-o-plano-nacional-de-educacao/>. Acesso em: 21 de abr. 2021.
INSTITUTO MODO PARITÉS. A luta da comunidade LGBT+ : principais conquistas e desafios. São Paulo: 2020. Disponível em: <https://www.modoparites.com.br/single-post/2020/05/21/a-luta-da-comunidade-lgbt-principais-conquistas-e-desafios>. Acesso em: 12, abr. 2021.
JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Ebook. Brasília: EDA/FBN, 2012.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Vozes, 1997.
MACHADO, Frederico Viana; RODRIGUES, Cristiano Santos. Movimentos Negros e LGBT no Governo Lula: desafios da institucionalização segmentada. Rio Grande do Sul, 2015.
MENDES, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira; MAHEIRIE, Kátia; GESSER, Marivete. A RETIRADA DOS TERMOS “IGUALDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL” DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE 2014-2024. Revista Diversidade e Educação. Rio Grande do Sul, 2020, p.130.
PORTAL DE NOTÍCIAS AMAZONAS1. Menino de 12 anos se mata na escola após ser advertido por professora. Manaus, 2018. Disponível em: <https://amazonas1.com.br/menino-de-12-anos-se-mata-na-escola-apos-ser-advertido-pela-professora>. Acesso em: 19, abr. 2021.
PORTAL UOL. Estudante de 12 anos comete suicídio em Vitória após sofrer bullying na escola. São Paulo, 2012 Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/noticias/2012/03/02/estudante-de-12-anos-comete-suicidio-em-vitoria-apos-sofrer-bullying-na-escola>. Acesso em: 19, abr. 2021.
PUTTI, Alexandre. Um LGBT é agredido no Brasil a cada hora, revelam dados do SUS. Revista Carta Capital. São Paulo: 2020. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/diversidade/um-lgbt-e-agredido-no-brasil-a-cada-hora-revelam-dados-do-sus>. Acesso em: 12, abr. 2021.
ROSSI, Alexandre José. Políticas para homossexuais: uma breve análise do programa Brasil sem homofobia e do tema transversal orientação sexual. Fazendo Gênero, v. 8, p. 1-7, 2008. Disponível em: < http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/Politicas_Homossexuais.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2023.
SCALA, Jorge. Ideologia de Gênero: o neototalitarismo e a morte da família. Zenit. 31 jan. 2012. Nova Iorque, 2012. Disponível em: <https://pt.zenit.org/articles/ideologia-de-genero-neototalitarismoe-a-morte-da-fami-lia/>. Acesso em: 23 abr. 2021.
SILVA, Alan Castilho Bezerra da. O papel do legislativo na definição da agenda governamental: análise da produção legislativa na Assembleia do RN. 2018. Dissertação de Mestrado. Brasil. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25553>. Acesso em: 02 nov. 2023.
SMITH, John. Handbook of Public Policy. ABC Publishing, 2019.
SOARES, Wellington. Conheça o "kit gay" vetado pelo governo federal em 2011. Revista Nova Escola. São Paulo, 2015. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/84/conheca-o-kit-gay-vetado-pelo-governo-federal-em-2011>. Acesso em: 12, abr. 2021.
SOUZA, Luceli de Fátima Oliveira et al. A escola inclusiva: o atendimento à diversidade como critério para a aprendizagem dos alunos da rede pública estadual de goiânia. 2023. Disponível em: < http://65.108.49.104/handle/123456789/745>. Acesso em: 09 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrick Pereira, Profº Dr. Franklin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.