Superando desafios educacionais e pessoais
um relato de experiência da atuação do programa residência pedagógica no contexto pandêmico e gestacional
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.43073Palavras-chave:
Residência Pedagógica; Química; PandemiaResumo
O presente trabalho visa relatar a experiência de uma aluna do Programa Residência Pedagógica (PRP), inserida na Licenciatura em Química, durante um dos momentos mais desafiadores enfrentados pela educação contemporânea: a pandemia do Covid-19. O interesse em descrever os desafios, medos e angústias vivenciados pela acadêmica se deve ao contexto caótico imposto pela pandemia, somado ao fato de estar grávida, oferecendo uma perspectiva de superação de limites. A pandemia teve seu início em dezembro de 2019, na China, e foi declarada pela Organização Mundial de Saúde como uma pandemia global em fevereiro de 2020. Isso levou ao fechamento de fronteiras, suspensão de atividades comerciais, lazer, escolas e universidades. O isolamento social tornou-se a estratégia primordial para conter a propagação do vírus, causando um período inesperado e prolongado de alterações significativas no modo de vida, que se estendeu até 2023, com a disseminação das vacinas e a redução da transmissão do vírus. Por fim, a experiência obtida durante este processo tem contribuído para que a aluna pudesse, não só compreender o contexto da educação e ensino, por meio do ingresso no Programa Residência Pedagógica, mas também constatar a sua enorme força em superar limites e barreiras, pois, durante o processo pandêmico gerou-se em quase toda a população um sentimento de medo e angustia que foram superados aos poucos, com o avanço da ciência e no caso do relato acompanhado a acadêmica também passou por um processo de gravidez, que por si só, já gera muita insegurança em grande parte das mulheres.
Downloads
Referências
BRASIL. Projeto de Lei do Senado N° 227, de 2007: Institui a Residência Educacional a Professores da Educação Básica. disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=651110&ts=1594012052676&disposition=inline. Acesso em: 25 nov. 2023.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.
COUTO, Edvaldo Souza et al. # fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020.
DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de Experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.
FARIA. J. B.; PEREIRA. J. E. D. Residência Pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública. v. 28, n. 68, p. 333-356. 2019.
FERREIRA, P. C. C.; SIQUEIRA, M. C. S. Residência Pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Práticas de Linguagem. v. 10, n. 1, p. 1-13, 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
GÓES, C. B.; CASSIANO, G. O uso das Plataformas Digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19. Folha de Rosto. v. 6, n. 2, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17 (3): 621-626, 2012.
SALDANHA, L. C. D. O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Educação e Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 124-144, 2020.
SANTOS, M. A. B. dos; FERREIRA, H. S.; SIMÕES, L. L. F. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 2, p. 104–120, 2016.
SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paula Raquel da Rocha Soares, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.