Desvendando a matemática significativa
uma jornada pedagógica com a teoria de Ausubel no ensino fundamental e médio
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.43371Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa; Teoria de Ausubel; Práticas Pedagógicas Lúdicas; Ensino Fundamental e Médio.Resumo
Este estudo investigou a aplicabilidade da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel em turmas do Ensino Fundamental e Médio, durante o primeiro semestre de 2023. A fundamentação teórica destacou a importância da relação entre o novo conhecimento e a estrutura cognitiva do aluno. A metodologia envolveu atividades práticas em matemática, apresentando objetivos, referencial teórico, metodologia e resultados. Os resultados revelaram que a abordagem significativa estimulou a curiosidade dos alunos, promovendo conexões e investigações, tornando a aprendizagem atrativa e significativa. As práticas pedagógicas lúdicas, apoiadas nas teorias de Ausubel, demonstraram eficácia ao facilitar a construção do conhecimento dos alunos. A participação ativa, reflexão crítica e avaliação contínua foram incentivadas, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz. Conclui-se que a aprendizagem significativa, embasada na teoria de Ausubel, transforma os processos de ensino e de aprendizagem em momentos de concentração, percepção e superação de dificuldades. Este estudo destaca a importância do papel do educador na promoção de aprendizagem significativa, proporcionando aos alunos uma abordagem que vai além da memorização, favorecendo a compreensão profunda dos conceitos.
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