Sequência didática multimodal para a Educação Básica
uma perspectiva de trabalho com a classe gramatical verbo
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.43673Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional; Multimodalidade; Sequência Didática; Metodologias Ativas; Verbo.Resumo
Este artigo apresenta a proposta de uma sequência didática desenvolvida a partir de uma problemática encontrada na ministração da disciplina de Reforço Escolar-Língua Portuguesa, na cidade de Areado-MG, no período de maio a dezembro de 2022. Mais precisamente, a sequência em questão foi produzida mediante a dificuldade dos alunos em compreender e identificar a classe gramatical verbo. Para tanto, foi adotada a perspectiva teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1973, 1985, 1994) e da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 1998, 2005, 2006; MINAS GERAIS, 2018, BRASIL, 2018) aliadas à prática das metodologias ativas (EISON; BONWELL, 1991; BACICH; MORAN, 2016) para elaborar uma sequência didática baseada nos estudos de Schneuwly e Dolz (2004). O objetivo principal desse estudo é contribuir para a compreensão da classe gramatical verbo por meio de uma sequência didática multimodal a partir do uso das metodologias ativas. Como conclusão, destaca-se a sequência didática proposta como facilitadora do trabalho do professor de Educação Básica na preparação de atividades em seu cotidiano escolar, bem como sua adaptação ao ensino de outras classes gramaticais.
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