Sequência didática multimodal para a Educação Básica

uma perspectiva de trabalho com a classe gramatical verbo

Autores

  • Flaviane Faria Carvalho Universidade Federal de Alfenas/Instituto de Ciências Humanas e Letras https://orcid.org/0000-0002-0663-670X
  • Victória Caroline Teodoro Universidade Federal de Alfenas/Departamento de Letras

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.43673

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional; Multimodalidade; Sequência Didática; Metodologias Ativas; Verbo.

Resumo

Este artigo apresenta a proposta de uma sequência didática desenvolvida a partir de uma problemática encontrada na ministração da disciplina de Reforço Escolar-Língua Portuguesa, na cidade de Areado-MG, no período de maio a dezembro de 2022. Mais precisamente, a sequência em questão foi produzida mediante a dificuldade dos alunos em compreender e identificar a classe gramatical verbo. Para tanto, foi adotada a perspectiva teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1973, 1985, 1994) e da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 1998, 2005, 2006; MINAS GERAIS, 2018, BRASIL, 2018) aliadas à prática das metodologias ativas (EISON; BONWELL, 1991; BACICH; MORAN, 2016) para elaborar uma sequência didática baseada nos estudos de Schneuwly e Dolz (2004). O objetivo principal desse estudo é contribuir para a compreensão da classe gramatical verbo por meio de uma sequência didática multimodal a partir do uso das metodologias ativas. Como conclusão, destaca-se a sequência didática proposta como facilitadora do trabalho do professor de Educação Básica na preparação de atividades em seu cotidiano escolar, bem como sua adaptação ao ensino de outras classes gramaticais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviane Faria Carvalho, Universidade Federal de Alfenas/Instituto de Ciências Humanas e Letras

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Alfenas. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa. Professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas.

Victória Caroline Teodoro, Universidade Federal de Alfenas/Departamento de Letras

Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2016.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.

BONWELL, Charles; EISON, James. Active Learning: Creating excitement in the Classroom. Washington: The George Washington University, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BUSARELLO, R. I. et al. A gamificação e a sistemática de jogo. In: FADEL, L. M. et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa: com numerosos exercícios. 43. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000.

CONCEIÇÃO, Illa Mary Pinheiro; Ensino de Classes de Palavras sob uma perspectiva da aprendizagem ativa. 2017. Projeto final de curso (Graduação em Linguística, línguas clássicas português-LIP). Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/19386/1/2017_IllaMaryPinheirodaConceicao.pdf. Acesso em: 18 dez. 2022.

COSCARELLI, Carla. Hipertextos na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

CUNHA, C; CINTRA, L. F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004.

HALLIDAY, M. A. K. Explorations in the functions of language. London: Edward Arnold, 1973.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2.ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K., MATTHIESSEN, C. M. I. An Introduction to Functional Grammar. London: Routledge, 2004.

HALLIDAY, M. A. K. Systemic background. In: BENSON, J.; GREAVES, W. (Orgs.). Systemic perspectives on discourse. Vol. 1. Norwood, New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1985.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Front Pages: (The critical) analysis of newspaper layout. In: BELL, Allan; GARRET, Peter. (Eds.) Approaches to media discourse. Nova Jersey: Hoboken, Blackwell Publishing, 1998. p. 186-219.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Minas Gerais, 2018. Disponível em: http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/20181012%20-%20Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20de%20Minas%20Gerais%20vFinal.pdf. Acesso em: 18 dez. 2022.

NEVES, M. H. de M. Uma visão geral da gramática funcional. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 38, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3959. Acesso em: 18 dez. 2022.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

Downloads

Publicado

26-12-2024