Questões de multimodalidade e teorias de aprendizagem aplicadas ao processo de elaboração de duas unidades de ensino de língua inglesa para marítimos

Autores

  • Valeria Silva de Oliveira Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.43808

Palavras-chave:

Multimodalidade; Multiletramentos; Inglês marítimo; Inglês para fins específicos; Ensino da língua inglesa

Resumo

O presente artigo apresenta brevemente como teorias de ensino/aprendizagem de língua inglesa (BROWN, 2015; HARMER, 2015; MYLES, 2013), estudos sobre (multi)letramentos (KALANTZIS; COPE, 2012) e uma teoria multimodal de representação e comunicação (KRESS; VAN LEEUWEN, 1998, 2001, 2006; KRESS, 2003; RIBEIRO, 2021) nortearam o processo de elaboração de duas unidades didáticas desenvolvidas para contribuir para a aprendizagem de estudantes do nível superior que precisam aprender a língua inglesa para fins específicos. O público alvo são alunos adultos que precisam aprender a utilizar a língua inglesa no contexto da marinha mercante. Ambas unidades oferecem oportunidades para desenvolver as quatro habilidades da língua inglesa - ler, escrever, ouvir e falar - e sistemas - gramática, vocabulário, fonologia/pronúncia e discurso. As referidas unidades são acompanhadas por um Guia do Professor que contém orientações gerais incluindo os objetivos de ensino e aprendizagem e as respostas de cada atividade. Como reflexão final, destaca-se o número limitado de recursos didáticos disponíveis para o ensino de inglês marítimo no Brasil na atualidade e a necessidade de elaboração de mais materiais instrucionais com foco no ensino/aprendizagem de inglês para fins específicos para atender às necessidades do público-alvo de acordo com suas respectivas áreas de atuação: Ciências Náuticas (Área de Náutica) e Ciências Náuticas (Área de Máquinas). 

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Publicado

19-08-2024