A competência semiótica e o processo educacional

a multimodalidade na elaboração de estratégias na aula de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.43834

Palavras-chave:

Competência semiótica; Ensino de geografia; Multimodalidade; Semiótica.

Resumo

Diante da necessidade de construção de saberes e aquisição de conhecimentos, torna-se imperativo o desenvolvimento de estratégias pedagógicas voltadas para competências específicas relacionadas à linguagem, a fim de viabilizar o processo de ensino-aprendizagem. Destacam-se, nesse contexto, a competência semiótica e a abordagem multimodal como elementos essenciais no âmbito do ensino das ciências geográficas. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar as linhas teóricas da semiótica, fundamentando a competência semiótica em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com vistas a estabelecer uma práxis pedagógica na elaboração das aulas. Adicionalmente, busca-se verificar as contribuições correlatas da semiótica social e da multimodalidade na construção da prática pedagógica no ensino de geografia. Metodologicamente, esta pesquisa se configura como um estudo qualitativo de caráter exploratório, empregando fundamentos da pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos proporcionam insights valiosos para aprimorar as práticas educacionais, adaptando-as às demandas contemporâneas e promovendo uma educação geográfica mais eficaz e significativa. Destaca-se, especialmente, a relevância dos conceitos da abordagem multimodal, especificamente a densidade modal, que considera a intensidade modal e a complexidade modal, relacionando esses conceitos às competências semióticas alinhadas às diretrizes da BNCC. Conclui-se que a abordagem multimodal, quando alinhada às competências semióticas no processo de ensino, apresenta um considerável potencial para a formulação de itinerários de aula consistentes, além de contribuir significativamente para uma interpretação aprimorada e construção do conhecimento pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Robson Martines, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI-Unesp/Marília-SP (FFC). Mestre em Ciências da Informação pelo programa PPGCI - Unesp - Marília/SP (2020). Graduado em Letras - Inglês - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2005) e graduado em Pedagogia para Licenciados pela Universidade Nove de Julho (2014). Professor de Língua Portuguesa, Literatura, Filosofia e Sociologia. Experiente na área de Letras-Linguagem, com ênfase em Linguística, Sociolinguística, Morfologia, Sintaxe, Semiologia, Semiótica, Semântica, Análise do Discurso, Linguística Textual, Pragmática, Filosofia da Linguagem e Representação Social.

Etefania Cristina Pavarina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Mestra em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Fundamentos Teóricos da Informação (UNESP). Bibliotecária. 

Referências

ALVES, D. C.; RIBEIRO, M. V. G. A questão dos multiletramentos e da cultura digital no ensino superior da ciência geográfica. Nuances: estudos sobre Educação, v. 31, p. 377-395, 2020. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8333. Acesso em: 15 fev. 2024.

BAKHTIN, M. M. (V.N. Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hicitec, 2006.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BATISTA, N. L.; BECKER, E. L. S.; CASSOL, R. Reflexões metodológicas sobre Cartografia Escolar, Multimodalidade e Multiletramentos com foco de análise na Educação Básica. Caderno de Geografia, v. 29, n. 59, p. 927-953, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/19486. Acesso em: 17 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Plano Nacional do Livro Didático/2024 - Geografia. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/assets-pnld/guias/Guia_pnld_2024_objeto1_obras_didaticas_pnld_2024_objeto1_obras_didaticas_geografia.pdf. Acesso em: 13 fev. 2024.

BRASSAC, C.; FIXMER, P.; MONDADA, L.; VINCK, D. Interweaving objects, gestures, and talk in context. Mind, Culture, and Activity, v. 15, n. 3, p. 208-233, 2008. https://doi.org/10.1080/10749030802186686

CAMICIOTTOLI, B. C.; CAMPOY-CUBILLO, M. C. Introduction: The nexus of multimodality, multimodal literacy, and English language teaching in research and practice in higher education settings. System, v. 77, p. 1-9, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.system.2018.03.005. Acesso em: 19 fev. 2024.

DEON, A. R.; CALLAI, H. C. O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação em Análise, v. 5, n. 1, p. 79–101, 2020. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40186. Acesso em: 20 fev. 2024.

EL REFAIE, E. Visual modality versus authenticity: the example of autobiographical comics. Visual Studies, v. 25, n. 2, p. 162-174, 2010.

FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. New York: Cornell University Press, 1988.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

KRESS, G.; JEWITT, C.; OGBORN, J.; TSATSARELIS, C. Multimodal teaching and learning: The rhetorics of the science classroom. London: Continuum, 2001.

KRESS, G.; T. Van LEEUWEN. Reading images: The grammar of visual design. 2nd ed. London and New York: Routledge, 2006.

KRESS, G.; Van LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. Arnold, London, 2001.

LOTMAN, I. M. Sobre o problema da tipologia da cultura. Semiótica Russa. Schnaiderman, B. (Org.). São Paulo: Perspectiva. 31-42, 1979.

MARTINES, A.R.; MOREIRA, W.; ALMEIDA, C. C. Do signo ao tesauro: contribuições de três correntes da linguagem. Ciência da Informação, [S. l.], v. 51, n. 1, 2022. DOI: 10.18225/ci.inf.v51i1.5543. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5543. Acesso em: 26 fev. 2024.

NOGUEIRA, A. R. B. O Ensino de Geografia e os desafios para uma abordagem cultural e humanista. In: PORTUGAL, J.F.; OLIVEIRA, S.S.; RIBEIRO, S.L. (Orgs.). Formação e docência em geografia: narrativas, saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 191-208.

NORRIS, S. Analyzing multimodal interaction: A methodological framework. New Yrok and London:Routledge, 2004.

PEIRCE, C. S. Semiótica. Trad. José Teixeira Coelho Neto. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1967.

RIZZATTI, M.; BECKER, E. L. S.; CASSOL, R. Cartografia escolar multi (geo) modal: contribuição das inteligências múltiplas, multimodalidade e neurociências para o ensino de geografia. Caderno de Geografia, v. 33, n.74, 2023.

ROJO, R. (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

RUSSINI, A. O ensino de geografia e história na pós-modernidade: os desafios e as possibilidades das multimodalidades e das tecnologias. 2018. 99f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/656. Acesso em: 17 fev. 2024.

SANTAELLA, L. Charles Sanders Peirce. São Paulo: Paulus, 2020.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2008.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Trad. Bras. Antônio Chelini et al. São Paulo: Cultrix, 2006.

WALSH, Maureen. Multimodal literacy: What does it mean for classroom practice?. The Australian Journal of Language and Literacy, v. 33, n. 3, p. 211-239, 2010. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF03651836. Acesso em: 19 fev. 2024.

YEO, J.; NIELSEN, W. Multimodal science teaching and learning. Learning: Research and Practice, v. 6, n. 1, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23735082.2020.1752043. Acesso em: 24 jan. 2024.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competência. Trad. Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Métodos para ensinar competência. Trad. Grasielly Hanke Angeli. Porto Alegre: Penso, 2020.

Downloads

Publicado

19-08-2024