Relações entre Candomblé e ensino nos diferentes componentes curriculares da Educação Básica

uma análise de pesquisas científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43843

Palavras-chave:

Cultura Afro-brasileira; Religião e Educação; Candomblé

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender como as pesquisas acadêmicas tratam as relações entre Candomblé e Ensino, no âmbito dos diferentes componentes curriculares da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, na qual a produção de dados ocorreu a partir de buscas por pesquisas publicadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Google Acadêmico, em ambos foi utilizada a expressão-chave “Candomblé AND Ensino”. Após as filtragens para seleção de investigações que fossem compatíveis com o objetivo deste artigo, foram elencados como corpus de análise oito pesquisas. Os resultados mostraram que mesmo timidamente, alguns pesquisadores tem buscado incluir estudos sobre Candomblé nas mais variadas disciplinas, como uma forma de abordar a cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, mas, ainda longe do almejado para promover a igualdade em meio à diversidade cultural, e democratizar a cultura, valorizando as tradições, inclusive, de viés religioso.

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Biografia do Autor

Felipe Dias Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista de Iniciação Científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTMaC).

Hellen dos Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista de Iniciação Científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTMaC

Zulma Elizabete de Freitas Madruga Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UESC) e Educação Científica e Formação de Professores (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

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Publicado

09-08-2024