Relações entre Candomblé e ensino nos diferentes componentes curriculares da Educação Básica
uma análise de pesquisas científicas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43843Palavras-chave:
Cultura Afro-brasileira; Religião e Educação; CandombléResumo
Esse artigo tem como objetivo compreender como as pesquisas acadêmicas tratam as relações entre Candomblé e Ensino, no âmbito dos diferentes componentes curriculares da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, na qual a produção de dados ocorreu a partir de buscas por pesquisas publicadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Google Acadêmico, em ambos foi utilizada a expressão-chave “Candomblé AND Ensino”. Após as filtragens para seleção de investigações que fossem compatíveis com o objetivo deste artigo, foram elencados como corpus de análise oito pesquisas. Os resultados mostraram que mesmo timidamente, alguns pesquisadores tem buscado incluir estudos sobre Candomblé nas mais variadas disciplinas, como uma forma de abordar a cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, mas, ainda longe do almejado para promover a igualdade em meio à diversidade cultural, e democratizar a cultura, valorizando as tradições, inclusive, de viés religioso.
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