Percepções de bacharelandos/as em Química sobre Divulgação Científica
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.43976Palavras-chave:
Ciência; Fake News; Difusão Científica; Democratização da Ciência; Universidade.Resumo
O estudo visa realizar um levantamento das percepções de futuros/as bacharéis/bacharelas em Química sobre Divulgação Científica (DC) e argumentar, com fundamentação teórica, acerca dos achados. Para tanto, por meio de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou-se de um instrumento formulário online, em que as respostas foram analisadas por meio de Análise de Conteúdo. A partir das análises realizadas destacam-se os desafios e limitações da DC como barreiras e déficit de estratégias dos/as cientistas para aproximação com a linguagem de públicos não especializados. Assim como sua capacidade de desempenhar um papel transformador, pois, não só promove a popularização da ciência, mas também fortalece a democracia, capacitando os/as cidadãos/ãs a tomarem decisões fundamentadas cientificamente no cotidiano. Portanto, a DC precisa ser encarada como uma tarefa indispensável na formação universitária, considerando seu potencial protagonismo na construção de uma sociedade cada vez mais engajada e participativa.
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