Percepções de bacharelandos/as em Química sobre Divulgação Científica

Autores

  • Caroline Lopes da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Monteiro Rigue Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.43976

Palavras-chave:

Ciência; Fake News; Difusão Científica; Democratização da Ciência; Universidade.

Resumo

O estudo visa realizar um levantamento das percepções de futuros/as bacharéis/bacharelas em Química sobre Divulgação Científica (DC) e argumentar, com fundamentação teórica, acerca dos achados. Para tanto, por meio de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou-se de um instrumento formulário online, em que as respostas foram analisadas por meio de Análise de Conteúdo. A partir das análises realizadas destacam-se os desafios e limitações da DC como barreiras e déficit de  estratégias  dos/as  cientistas  para  aproximação  com  a  linguagem  de públicos não especializados. Assim como sua capacidade de desempenhar um papel  transformador, pois, não só promove a popularização da ciência, mas também fortalece a democracia, capacitando os/as cidadãos/ãs a tomarem decisões fundamentadas cientificamente no cotidiano. Portanto, a DC precisa ser encarada como uma tarefa indispensável na formação universitária, considerando seu potencial protagonismo na construção de uma sociedade cada vez mais engajada e participativa.

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Biografia do Autor

Fernanda Monteiro Rigue , Universidade Federal de Uberlândia

Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação. Professora Adjunta (nível II) do curso de Química (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU/MG). Atua no campo da Educação em Ciências/Química, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, com interesse nos seguintes temas: Formação docente, Historicidade da Educação-Ciências/Química, Metodologias de Ensino, dentro do prisma do Pós-estruturalismo e das Filosofias da Diferença.

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Publicado

26-12-2024