A perspectiva dos licenciandos de química sobre a extensão universitária

contribuições para a formação docente

Autores

  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Atos Santos Amorim Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carla da Silva Meireles Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44459

Palavras-chave:

Curricularização da extensão; Formação Inicial; Materiais didáticos; Percepção acadêmica

Resumo

No curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus, a extensão universitária está presente em disciplinas da grade curricular a partir do segundo período. Nestas os alunos matriculados elaboram materiais didáticos para aulas teóricas e experimentais, visando à aplicação nas escolas de educação básica. Através dessa atuação prática, os licenciandos têm a oportunidade de ampliar sua formação inicial e colaborar com a integração entre a universidade e a escola. O objetivo deste trabalho é apresentar a visão dos licenciandos sobre a importância da extensão universitária no currículo de Química e suas contribuições para a formação docente. Participaram desta pesquisa, de caráter qualitativo, onze alunos de Licenciatura em Química, os quais, por meio de entrevista, compartilharam suas percepções. As opiniões dos participantes foram transcritas, analisadas e categorizadas. Os resultados obtidos indicam que todos os licenciandos acreditam que as experiências adquiridas ao participarem das atividades extensionistas propostas nas disciplinas influenciam positivamente em suas futuras carreiras profissionais, contribuindo para um conhecimento prático.

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Publicado

22-05-2024