A perspectiva dos licenciandos de química sobre a extensão universitária

contribuições para a formação docente

Auteurs

  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Atos Santos Amorim Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carla da Silva Meireles Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44459

Mots-clés :

Curricularização da extensão; Formação Inicial; Materiais didáticos; Percepção acadêmica

Résumé

No curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus, a extensão universitária está presente em disciplinas da grade curricular a partir do segundo período. Nestas os alunos matriculados elaboram materiais didáticos para aulas teóricas e experimentais, visando à aplicação nas escolas de educação básica. Através dessa atuação prática, os licenciandos têm a oportunidade de ampliar sua formação inicial e colaborar com a integração entre a universidade e a escola. O objetivo deste trabalho é apresentar a visão dos licenciandos sobre a importância da extensão universitária no currículo de Química e suas contribuições para a formação docente. Participaram desta pesquisa, de caráter qualitativo, onze alunos de Licenciatura em Química, os quais, por meio de entrevista, compartilharam suas percepções. As opiniões dos participantes foram transcritas, analisadas e categorizadas. Os resultados obtidos indicam que todos os licenciandos acreditam que as experiências adquiridas ao participarem das atividades extensionistas propostas nas disciplinas influenciam positivamente em suas futuras carreiras profissionais, contribuindo para um conhecimento prático.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011

BOBROWSKI, V. L.; GONÇALVES, P. R.; ROCHA, B. H. G. A extensão universitária sob a perspectiva de licenciandos em ciências biológicas/UFPEL. Expressa Extensão, v. 21, n. 1, p. 116-132, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Estabelece o Plano Nacional de Educação - PNE, com vigência por 10 (dez) anos. art. 214 da Constituição Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: Tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CEPE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo. Resolução nº 48/2021 – Regulamenta a creditação das atividades de extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Disponível em: https://daocs.ufes.br/sites/daocs.ufes.br/files/field/anexo/resolucao_no_48.2021_-_regulamenta_a_creditacao_das_atividades_de_extensao_nos_cursos_de_graduacao_da_ufes.pdf. Acesso em: 04 mar. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FORPROEX, Política de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), Manaus, Maio. 2012.

GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê? Instituto Paulo Freire, v. 15, p. 1-18, 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

MANCHUR, J.; SURIANI, A. L. A.; CUNHA, M. C. da. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, jul-Dez. 2013.

SOUZA, G. A. P.; SANTOS, B. M.; GHIDINI, A. R. Experiências da extensão universitária na formação de professores de ciências. Scientia Naturalis, v. 1, n. 5, p. 130-139, 2019.

ZANON, L. B.; SILVA, L. H. A. Formação continuada de professores de Ciências. In: GÜLLICH, Roque Ismael da Costa.; HERMEL, Erica do Espírito Santo. Ensino de biologia: construindo caminhos formativos. Curitiba: Prismas, 2013.

Téléchargements

Publiée

22-05-2024