As contribuições do jogo fancubos para o processo de ensino-aprendizagem de ciências no 5º ano do ensino fundamental

Autores

  • Lenise Queiroz Pereira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44539

Palavras-chave:

jogos didáticos; ensino lúdico; educação básica

Resumo

Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as contribuições do jogo Fancubos para o processo de ensino-aprendizagem de ciências aos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Mateus/ES. A avaliação do jogo foi realizada em três etapas: elaboração, validação por professores da educação básica e aplicação aos alunos. Como resultado das respostas dos professores, verificou-se uma receptividade positiva em relação ao jogo, evidenciada pelo interesse, estímulo à criatividade e clareza das regras. Quanto às narrativas dos alunos, observou-se a capacidade de relacionarem situações cotidianas ao conteúdo ministrado, além da variedade e originalidade das histórias refletirem o envolvimento dos alunos e o estímulo à imaginação e à criatividade.

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Biografia do Autor

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche na Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Graduada em Química Industrial e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Química no Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Ufes. Desenvolve trabalhos de pesquisa na área de ensino de química, principalmente no desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos, metodologias ativas e formação de professores.

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Publicado

22-05-2024