As contribuições do jogo fancubos para o processo de ensino-aprendizagem de ciências no 5º ano do ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44539Mots-clés :
jogos didáticos; ensino lúdico; educação básicaRésumé
Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as contribuições do jogo Fancubos para o processo de ensino-aprendizagem de ciências aos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Mateus/ES. A avaliação do jogo foi realizada em três etapas: elaboração, validação por professores da educação básica e aplicação aos alunos. Como resultado das respostas dos professores, verificou-se uma receptividade positiva em relação ao jogo, evidenciada pelo interesse, estímulo à criatividade e clareza das regras. Quanto às narrativas dos alunos, observou-se a capacidade de relacionarem situações cotidianas ao conteúdo ministrado, além da variedade e originalidade das histórias refletirem o envolvimento dos alunos e o estímulo à imaginação e à criatividade.
Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BENEDETTI FILHO, E.; CAVAGIS, A. D. M.; SANTOS, K. O.; BENEDETTI, L. P. S. Um jogo de tabuleiro envolvendo conceitos de mineralogia no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 2, p. 1-9, 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas aritméticas. Campinas: Papirus, 2016.
CALICCHIO, R. S.; BATISTA, F. M. R. A contribuição do lúdico nos processos de ensino e aprendizagem. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 8, n. 17, p.1-13, 2017.
COLOMBO, D. A. Jogos didáticos como instrumentos de ensino. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 3, p. 78-83, 2019.
CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de ciências e biologia. In: EREBIO, 1., 2001, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: EREBIO, 2001. p. 389-392.
MATOS, C. F.; LORENZETTI, L. A pesquisa no ensino de ciências para os anos iniciais no Brasil: um olhar para o conhecimento químico. In: VIVEIRO, A. A.; ZACUL, M. C. S.; FERNANDES, R. C. A. Ensino de ciências para crianças: fundamentos, práticas e formação de professores. Itapetininga: Edições Hipótese, 2021.
MELO, A. C. A.; ÁVILA, T. M.; SANTOS, D. M. C. Utilização de jogos didáticos no ensino de ciências: um relato de caso. Ciência Atual, v. 9, n. 1, p. 2-17, 2017.
MIRANDA, S. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas Críticas, v. 8, n. 14, p 21-34, 2002.
MORAES, M. C.; TORRE, S. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 2004.
PINTO, L. T. O uso dos jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2009.
SASSERON, L. H. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 1061-1085, 2018.
SILVA, L. L.; NASCIMENTO, D. C. O lúdico na educação infantil: a utilização de jogos e brincadeiras de forma inclusiva. Revista de Educação Inclusiva, v. 6, n. 2, p. 68-84, 2022.
SILVA, P. L.; ALMEIDA, V. R. O uso de jogos didáticos-pedagógicos no ensino de ciências como método de ensino e aprendizagem na EMEF Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso em Itaituba-PA. Revista de Iniciação à Docência, v. 8, n. 1, p. 1-18, 2023.
SILVEIRA, L. R.; SILVA, F. F. Utilização de jogo didático no estágio supervisionado como estratégia para o ensino de ciências: um relato de experiência. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 4, p. 142-155, 2023.
TEIXEIRA, R. R. P.; APRESENTAÇÃO, K. R S. Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem. Revista Linhas, v. 15, n. 28, p. 302-323, 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Lenise Queiroz Pereira, Ana Nery Furlan Mendes 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.