Reações químicas para alunos do 6º ano do ensino fundamental

uma abordagem a partir do uso do stop motion

Autores

  • Felipe dos Santos Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44571

Palavras-chave:

Recursos audiovisuais; Educação Básica; TDIC; Ensino de Química

Resumo

Os recursos audiovisuais mostram-se como uma alternativa amplamente empregada dentro da perspectiva das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, principalmente como ferramentas didáticas que podem ser desenvolvidas utilizando smartphones, tablets, computadores, etc. A aplicação de materiais pedagógicos com imagens e sons auxiliam na introdução de conteúdos abstratos e apresentam-se como uma ferramenta atrativa para a construção de conceitos teóricos dentro da disciplina de química. Dentre as técnicas utilizadas para a produção de vídeos, destacamos o Stop Motion, que consiste em registros fotográficos de movimentos mínimos de objetos para, posteriormente, unir as fotos em um vídeo. Com isso, este trabalho teve como objetivo utilizar a técnica Stop Motion para a criação de um vídeo sobre o conteúdo de reação química. O material produzido passou por um processo de validação e, após as correções, o vídeo foi aplicado a 13 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de São Mateus/ES. Com os resultados da aplicação, pode-se constatar que este tipo de material possui potencial para ser aplicado no ensino de química para alunos do ensino fundamental, por despertar nos alunos a motivação para o estudo desta ciência, além de contribuir com a prática docente dos professores deste nível de ensino.

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Publicado

22-05-2024