Reações químicas para alunos do 6º ano do ensino fundamental
uma abordagem a partir do uso do stop motion
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44571Palavras-chave:
Recursos audiovisuais; Educação Básica; TDIC; Ensino de QuímicaResumo
Os recursos audiovisuais mostram-se como uma alternativa amplamente empregada dentro da perspectiva das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, principalmente como ferramentas didáticas que podem ser desenvolvidas utilizando smartphones, tablets, computadores, etc. A aplicação de materiais pedagógicos com imagens e sons auxiliam na introdução de conteúdos abstratos e apresentam-se como uma ferramenta atrativa para a construção de conceitos teóricos dentro da disciplina de química. Dentre as técnicas utilizadas para a produção de vídeos, destacamos o Stop Motion, que consiste em registros fotográficos de movimentos mínimos de objetos para, posteriormente, unir as fotos em um vídeo. Com isso, este trabalho teve como objetivo utilizar a técnica Stop Motion para a criação de um vídeo sobre o conteúdo de reação química. O material produzido passou por um processo de validação e, após as correções, o vídeo foi aplicado a 13 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de São Mateus/ES. Com os resultados da aplicação, pode-se constatar que este tipo de material possui potencial para ser aplicado no ensino de química para alunos do ensino fundamental, por despertar nos alunos a motivação para o estudo desta ciência, além de contribuir com a prática docente dos professores deste nível de ensino.
Downloads
Referências
BATISTA, M. B. O. O Vídeo como Ferramenta Didática para o Ensino de Ecologia. 2013. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais Licenciatura) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5893/1/2013_MarceloBorgesDeOliveiraBatista.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024
FERRASA, I. A. C. et al. Os eventos de Instrução de Gagné implicados aos jogos de Quis na matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, v. 16, p. 01-26, jan./dez., 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e77807
GONÇALVES, L. J.; VEIT, E. A.; SILVEIRA, F. L. Textos, Animações e Vídeos para o Ensino-Aprendizagem de Física Térmica no Ensino Médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 33-42, 2006. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID17/pdf/2006_1_1_17.pdf. Acesso em: 25 fev. 2024.
LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, V. J. (org.). Produção de Materiais de Ensino: Teoria e Prática. 2 ed. Pelotas: EDUCAT, 2007, p. 32. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Producao_materiais_2ed_completo.pdf Acesso em: 15 mar. 2024.
LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015.
LEITE, B. S. Stop Motion no Ensino de Química. Química Nova na Escola. v. 42, n. 1, p. 13-20, 2020. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/04-EQM-26-19.pdf. Acesso em: 10 mai. 2023.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa subversiva. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 2013. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.289
NEVES, N. N.; SANTOS, A. R. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para a experimentação no ensino de química: uma proposta usando sequências didáticas. Scientia Naturalis, v. 3, n. 1, p. 194-206, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/4711. Acesso em: 20 fev. 2024.
SHAW, S. Stop motion: técnicas manuais para animação com modelos. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2012. (Media Technology).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe dos Santos Silva, Ana Nery Furlan Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.