Implementação da bricolagem no ensino de química

produção de materiais didáticos para utilização na educação básica

Autores

  • Maisa de Jesus Morais Universidade Federal do Espírito Santo
  • Atos Santos Amorim Universidade Federal do Espírito https://orcid.org/0009-0004-9675-6730
  • Gilmene Bianco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44576

Palavras-chave:

Bricolagem, metodologias de ensino, educação básica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar duas propostas de materiais didáticos, que visam tornar visualmente acessíveis conceitos complexos de Química para os estudantes, utilizando as atividades de bricolagem, são estas: “Caixa da Geometria”, que aborda os conceitos de geometria molecular; e “Uma pitada de eletrólise”, que aborda os conceitos de eletrólise aquosa de sais. Estas atividades se referem à construção de materiais para próprio uso em salas de aula. No ensino de Química, a bricolagem pode ser utilizada durante a construção de materiais didáticos e experimentos de baixo custo, especialmente quando não se dispõe de recursos específicos para a utilização. Tendo isto em vista, a produção destes materiais foi realizada durante uma disciplina do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Espírito Santo/São Mateus, que tem como objetivo promover a utilização de diferentes metodologias no ensino básico. Para avaliação, os materiais foram submetidos a uma banca composta por três professores atuantes na educação básica e uma professora da Universidade Federal do Espírito Santo, que contribuíram para a elaboração final do projeto. Como resultado, os materiais receberam avaliações positivas dos professores, que recomendaram sua utilização nas salas de aula do ensino básico.

Palavras-chave: Bricolagem, metodologias de ensino, educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atos Santos Amorim, Universidade Federal do Espírito

Graduando do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Espírito Santo/Campus São Mateus. Atualmente é bolsista de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes em um projeto voltado à confecção de materiais didáticos.

Gilmene Bianco, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente, é professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, no Campus São Mateus, e pertence ao programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica como professora permanente na área de Ensino de Química e Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Química, com ênfase Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: polimerização, energia de ativação, degradação térmica, fibras vegetais e isotermas de adsorção

Referências

BROWN, Theodore. L.; LEMEY JR., Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química – A Ciência Central. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 9 Edição, 2005.

CARDOSO, Maria Regina de Souza: MIGUEL, Joelson Rodrigues. Metodologias aplicadas no ensino de química. ID online: Revista Multidisciplinar e de psicologia, Jaboatão dos Guararapes, v. 14, n. 50, p. 214-226, mai. 2020.

CHAVES, Ermina Luciane Oliveira; LIMA, Amanda Graziele Batista de; SANTOS, Leticia Raquel Amaro dos; SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade. Produção de material didático para o ensino de ciências na perspectiva da bricolagem educacional. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 14 out. 2023. Goiás: p. 1-10.

CATELAN, Senilde Solange; RINALDI, Carlos. A atividade experimental no ensino de ciências naturais: contribuições e contrapontos. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 13, n. 1, p. 306-320, 2018.

QUADROS, Ana Luiza de; SILVA, Dayse Carvalho da; ANDRADE, Frank Pereira de; ALEME, Helga Gabriela; OLIVEIRA, Sheila Rodrigues; SILVA, Gilson de Freitas. Ensinar e aprender química: a percepção dos professores do Ensino Médio. Educar em Revista, Curitiba, n. 40, p. 159-176, abr./jun. 2011.

SILVA, Agmar José de Jesus.; EGAS, Vera Sintia da Silva. Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM. Revista Insignare Scientia - RIS, Chapecó, v. 5, n. 1, p. 209-234, mar. 2022.

SOUSA, José Antonio de; IBIAPINA, Bruna Rafaela Silva. Contextualização no ensino de química e suas influências para a formação da cidadania. Revista Ifes Ciência, Vitória, v. 9, n. 1, p. 01-14, mar. 2023.

YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; NUNES, Antônio Euder da Costa. Dificuldade em química e uso de atividades experimentais sob a perspectiva de docentes e alunos do ensino médio no interior do Amazonas (Coari). Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 2, p. 172-182, mar./mai. 2019.

Downloads

Publicado

22-05-2024