Explorando a importância da linguagem no processo de aprendizagem:

perspectivas de Paulo Freire e Lev Semenovich Vygotsky

Autores

  • Renan Elvis Crivellaro
  • Franklin Noel dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.44673

Palavras-chave:

Linguagem; aprendizagem; processo social.

Resumo

Paulo Freire e Lev Vygotsky são destacados teóricos da educação cujas abordagens convergem na ideia de que a aprendizagem é um processo social influenciado pelo contexto histórico e cultural. Embora suas abordagens sejam distintas, ambos compartilham a visão de que a aprendizagem é um processo social e que o contexto social desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. Ambos ressaltam o papel crucial da linguagem no processo de aprendizagem e na transformação da sociedade. Uma das funções da linguagem é estabelecer conexão entre o autor e o leitor, dando significado ao que foi escrito e está sendo lido, possibilitando o leitor imaginar-se no contexto abordado pelo autor, facilitando ainda mais a compreensão pelo leitor. Este artigo explora através, de uma releitura, a contribuição de Freire e Vygotsky para a compreensão da relação entre linguagem e aprendizado, destacando sua relevância na prática educacional e na produção. Baseando-se em  Paulo Freire e Vygotsky, podemos dizer que uma das funções da linguagem é estabelecer conexão entre o autor e o leitor, dando significado ao que foi escrito e está sendo lido, possibilitando o leitor imaginar-se no contexto abordado pelo autor, facilitando ainda mais a compreensão pelo leitor.

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Biografia do Autor

Franklin Noel dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui  graduação  em  Licenciatura  Ciências  Biológicas  pela  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Ciências (Biociências  Nucleares)  pela  Universidade  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Sistemática  e  Biogeografia  de  Mollusca.  Curadoria.  Oceanografia  Biológica. Pesca de Arrasto. Dragagem de Fauna Marinha. Tem experiência na área de Educação  com  ênfase  em  Educação  Ambiental,  Formação  de  Professor  de Ciências  e  Biologia.  Formação  Continuada.  Ensino  na  Educação  Básica.

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Publicado

26-12-2024