O brincar heurístico e suas contribuições na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.45083Palavras-chave:
Brincar Heurístico; Educação Infantil; Abordagem de Trabalho.Resumo
Este estudo teve, como objetivo, investigar a contribuição do Brincar Heurístico como abordagem de trabalho com crianças de 1 e 2 anos em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Linhares-ES. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista feita com a equipe gestora e professores das turmas de 1 e 2 anos da escola e observação das sessões do Brincar Heurístico nas respectivas turmas do turno vespertino. Assim, o artigo apresenta reflexões do que é o Brincar Heurístico e como é sua realização na prática de ensino. Nesse contexto, foram apontadas as contribuições e desafios dos profissionais acerca da implementação desta abordagem de trabalho. Destacaram-se as contribuições em relação ao desenvolvimento de habilidades, noções de dentro e fora, socialização entre as crianças e coordenação motora, o que proporcionou o desenvolvimento da criatividade por meio da manipulação dos materiais. Em relação aos principais desafios encontrados, ressalta-se a resistência por parte dos professores antes de conhecerem, na prática, a abordagem e a arrecadação dos materiais necessários.
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