As formações dos professores que atuam nas classes multisseriadas do campo da sede do Município de Nova Viçosa/BA
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.45150Palavras-chave:
Classes Multisseriadas; Formação Docente; Escolas do Campo.Resumo
A Educação do Campo busca garantir a formação integral dos alunos rurais, proporcionando-lhes uma educação que considera aspectos sociais, culturais e econômicos. Entre as propostas, encontram-se as escolas multisseriadas, que abrigam alunos de diferentes séries, faixas etárias e níveis de aprendizagem. Essas escolas estão constantemente sob a ótica estereotipada de que a multisseriação é um impedimento para uma educação de qualidade, até mesmo entre os docentes que nelas atuam. Para mudar essa visão de paradigma seriado, é preciso que os docentes considerem a heterogeneidade presente nessas classes. É nesse sentido que a formação docente, tanto inicial quanto continuada, deve ser uma aliada, pois precisa ser ampliada, contribuindo para transformar a prática de ensino e mudar essa realidade presente no campo. Assim, este artigo tem como objetivo verificar e discutir a formação dos professores que atuam nas escolas multisseriadas do campo na sede do município de Nova Viçosa/BA. O texto traz reflexões referentes às formações de professores que lecionam em escolas do campo com esse formato de organização de ensino. No arcabouço da pesquisa qualitativa, a coleta de dados se deu a partir de questionário e entrevistas com quatro professoras, um diretor e uma coordenadora que trabalham nessas escolas na sede do município de Nova Viçosa/BA. Os dados foram submetidos à Hermenêutica para interpretar as falas dos participantes e, assim, discutir com pesquisadores da área. Foi verificado que as professoras que atuam nessas escolas não tiveram formação inicial específica para a docência em multisséries, e os únicos cursos que realizaram seguem a lógica do paradigma urbanocêntrico. Os resultados mostram que é preciso que a secretaria de educação responsável pelas escolas onde os participantes da pesquisa lecionam reveja as formações continuadas, para superar as lacunas da formação inicial e para que, de fato, os professores levem em consideração a heterogeneidade presente nessas turmas.
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