Estado da arte sobre a educação das relações étnico-raciais no ensino de química:
análise de periódicos da área (2014-2023)
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46517Palavras-chave:
lei 10.639/2003; educação das relações étnico-raciais. afrocentricidade; IRAMUTEQ.Resumo
A Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica, subsidiando a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Desse modo, o trabalho teve como objetivo investigar a produção científica em periódicos nacionais que considerem processos de ensino-aprendizagem na Educação Básica a partir da associação entre a ERER e o Ensino de Química. Assim, desenvolveu-se um estado da arte, a partir de periódicos conceituados sobre Ensino de Química e/ou de química com artigos publicados na seção educação, classificados entre os estratos A1 a B2 (Qualis CAPES 2017-2020). Ademais, utilizou-se o software IRAMUTEQ para o processamento dos dados e a análise de conteúdo para interpretá-los. Nesse sentido, observou-se um baixo quantitativo de publicações/periódico/ano, com raras exceções. Quanto à interpretação dos dados, gerou-se 4 categorias: CF1 – Contexto de desenvolvimento das pesquisas em ERER; CF2 – Estratégias educativas em ERER e a valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena; CF3 – Aspectos metodológicos das pesquisas em ERER; CF4 – Contribuições de povos africanos e afrodiaspóricos ao conhecimento químico. Destarte, tais categorias sintetizam o que tem sido produzido a respeito da ERER no Ensino de Química, no percurso da educação básica, a nível nacional.
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