Compostagem como ferramenta sustentável de ensino para Educação Socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46523Palavras-chave:
prática educativa; resíduos sólidos; sustentabilidade.Resumo
Este artigo é resultado da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da universidade do Estado do Pará. Em busca de novas soluções para os problemas socioambientais nas escolas do município de Moju, foram desenvolvidas estratégias para implementar práticas socioambientais em uma escola pública local. Assim, iniciou-se o projeto "Compostagem na Escola: Um Caminho para a Sustentabilidade na Amazônia", com o objetivo de promover a reutilização de resíduos sólidos orgânicos através da construção de uma composteira escolar e reduzir a quantidade de resíduos produzidos diariamente na comunidade escolar. Este tipo de trabalho é de extrema importância, pois apresenta um caráter interdisciplinar, fomenta discussões socioambientais e incentiva a formação de alunos como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas, resultando na melhoria ambiental com a redução do acúmulo de lixo orgânico, na criação de uma horta para a merenda escolar e no aumento da autoestima dos alunos, que foram protagonistas deste processo. Dessa forma, foi possível discutir conceitos, valores e alternativas sobre a preservação do meio ambiente e agir de forma cidadã.
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