O Arco de Maguerez como Metodologia para abordagem das Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências:

Percepções e vivências de Professores do Ensino Fundamental numa Formação Continuada

Autores

  • Erick Elisson Hosana Ribeiro Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Glaucia Nunes de Souza da Conceição

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46570

Palavras-chave:

formação continuada; arco de Maguerez; questões sociocientíficas; ensino de ciências; metodologias ativas.

Resumo

Este artigo discute aspectos do desenvolvimento de uma ação formativa  com professores de Ciência Naturais do Ensino Fundamental acerca da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) utilizando a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez (ArM), tendo como objetivo analisar e discutir a percepção de docentes sobre a relevância, possibilidades e desafios desta metodologia para o processo de ensino e aprendizagem. Este tema configura-se como o desdobramento de uma pesquisa no contexto da ação formativa, caracterizando-se como uma abordagem qualitativa, com procedimentos da pesquisa-ação, tendo como instrumento de coleta de informações um questionário e como técnica de análise a Análise Textual Discursiva (ATD). A discussão aborda as colocações dos professores através das respostas obtidas a respeito da experiência vivenciada com esta metodologia durante este processo de formação continuada e evidencia os desafios e potencialidades inerentes a este processo, associado à abordagem das Questões Sociocientíficas. A partir dos resultados alcançados, concluiu-se que na visão dos professores de Ciências participantes, a metodologia do Arco de Maguerez é de compreensão acessível, possui viabilidade para ser empregada em contextos do ensino fundamental, e apresenta grandes possibilidades para o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de resolução de problemas, e da construção de conceitos no ensino de ciências.

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Publicado

14-11-2024