Consciência Fonológica e Educação Infantil

percepção dos professores das turmas de 4 anos de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Linhares-ES

Autores

  • Márcia Perini Valle Faceli
  • Alice Mação Correia Faceli
  • Amanda do Rosario Barboza Faceli

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47187

Palavras-chave:

Consciência Fonológica; Alfabetização; Educação Infantil; Percepção docente

Resumo

A consciência fonológica é uma importante habilidade para o processo de alfabetização pois permite que o indivíduo perceba a relação entre as letras e os sons do sistema de escrita alfabética. Esta pesquisa tem, como objetivo, analisar a percepção dos professores acerca da consciência fonológica e sua influência no processo de alfabetização de estudantes das turmas de 4 anos de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Linhares-ES. Para atingir tal objetivo, foram utilizadas entrevistas com quatro professoras regentes das turmas de 4 anos e observações do cotidiano escolar em duas turmas de estudantes de 4 anos de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de Linhares-ES. Com base nos dados coletados, os resultados apontam que a consciência fonológica não é desconhecida pelos professores, porém sua definição ainda gera dúvidas, algumas a resumem como consciência fonêmica, outras a confundem com método de alfabetização fônico ou a definem como um método tradicional. As atividades que envolvem e estimulam a consciência fonológica são pouco utilizadas nas práticas das professoras entrevistadas no cotidiano de suas turmas e foi observado que a maioria das atividades utilizadas por elas no processo de alfabetização são impressas, sendo poucas as que exploram a habilidade mental de reflexão e manipulação das unidades sonoras.

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Publicado

25-06-2025