Identidade Cultural e o Congo capixaba de Cariacica nas aulas de Educação Física

da prescrição ao diálogo colaborativo

Autores

  • Patrick Gabrielli Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Andrea Brandão Locatelli UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47478

Palavras-chave:

Congo capixaba; Identidade Cultural; Saberes docentes; Educação Física Escolar; Diálogo colaborativo; Narrativa docente

Resumo

Este estudo investiga como a valorização dos saberes culturais, especialmente o Congo capixaba em Cariacica, pode enriquecer a formação docente e as práticas pedagógicas na Educação Física Escolar. Por meio da análise de documentos normativos e diálogos reflexivos entre professores, destaca-se a importância de integrar experiências socioculturais dos estudantes para promover um ensino mais equitativo e transformador. Apesar das barreiras como a rotina escolar e a falta de tempo, o contato colaborativo entre docentes potencializa a criação de novas abordagens educativas, desafiando limitações e integrando práticas que estimulam o pensamento crítico, a autonomia e a sensibilidade dos estudantes.

Referências

ALVES, P. G. Identidade cultural e o congo capixaba de Cariacica nas aulas de Educação Física: da prescrição ao diálogo docente colaborativo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo – Centro Universitário do Norte do Espírito Santo, 2024.

CARIACICA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular da Prefeitura Municipal de Cariacica – 2024. Cariacica, 2024.

ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo do Espírito Santo. Vitória, 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

25-06-2025

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações