Identidade Cultural e o Congo capixaba de Cariacica nas aulas de Educação Física
da prescrição ao diálogo colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47478Palavras-chave:
Congo capixaba; Identidade Cultural; Saberes docentes; Educação Física Escolar; Diálogo colaborativo; Narrativa docenteResumo
Este estudo investiga como a valorização dos saberes culturais, especialmente o Congo capixaba em Cariacica, pode enriquecer a formação docente e as práticas pedagógicas na Educação Física Escolar. Por meio da análise de documentos normativos e diálogos reflexivos entre professores, destaca-se a importância de integrar experiências socioculturais dos estudantes para promover um ensino mais equitativo e transformador. Apesar das barreiras como a rotina escolar e a falta de tempo, o contato colaborativo entre docentes potencializa a criação de novas abordagens educativas, desafiando limitações e integrando práticas que estimulam o pensamento crítico, a autonomia e a sensibilidade dos estudantes.
Referências
ALVES, P. G. Identidade cultural e o congo capixaba de Cariacica nas aulas de Educação Física: da prescrição ao diálogo docente colaborativo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo – Centro Universitário do Norte do Espírito Santo, 2024.
CARIACICA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular da Prefeitura Municipal de Cariacica – 2024. Cariacica, 2024.
ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo do Espírito Santo. Vitória, 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patrick GABRIELLI ALVES, ANDREA BRANDÃO LOCATELLI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.