O Ensino de Matemática à Luz de Vygotsky

um diálogo sobre metodologias, ensino e aprendizagem

Auteurs

  • Joana de Lima Moraes UFES
  • Rita de Cássia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.47456/1ejyke15

Mots-clés :

Ensino de Matemática; Vygotsky; Tendências Pedagógicas

Résumé

Em busca de conectar algumas metodologias pedagógicas no ensino de matemática com os processos de aprendizagem descritos por Vygotsky, este artigo examina as Tendências no ensino de Matemática à luz das ideias expostas pelo autor. Exploramos um olhar com vistas a compreender a relação entre metodologias de ensino como os jogos, a resolução de problemas, a modelagem matemática, a investigação, a etnomatemática, as tecnologias digitais e a história da matemática e aprendizagem por meio de reflexão, contextualização e integração com o cotidiano. A perspectiva vygotskyana enfatiza que o aprendizado é dinâmico e influenciado pelas interações sociais e culturais e, portanto, está em constante modificação. Nesse contexto, as Tendências por nós destacadas são vistas como meios que possibilitam ao aluno estabelecer relações entre os conteúdos escolares e suas vivências. No decorrer das discussões, destacamos a relevância do professor como mediador que estimula a curiosidade e a criticidade no ensino de Matemática, valorizando a bagagem cultural dos alunos e promovendo práticas pedagógicas mais contextualizadas e interativas.

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Publiée

25-06-2025