O Ensino de Matemática à Luz de Vygotsky
um diálogo sobre metodologias, ensino e aprendizagem
DOI :
https://doi.org/10.47456/1ejyke15Mots-clés :
Ensino de Matemática; Vygotsky; Tendências PedagógicasRésumé
Em busca de conectar algumas metodologias pedagógicas no ensino de matemática com os processos de aprendizagem descritos por Vygotsky, este artigo examina as Tendências no ensino de Matemática à luz das ideias expostas pelo autor. Exploramos um olhar com vistas a compreender a relação entre metodologias de ensino como os jogos, a resolução de problemas, a modelagem matemática, a investigação, a etnomatemática, as tecnologias digitais e a história da matemática e aprendizagem por meio de reflexão, contextualização e integração com o cotidiano. A perspectiva vygotskyana enfatiza que o aprendizado é dinâmico e influenciado pelas interações sociais e culturais e, portanto, está em constante modificação. Nesse contexto, as Tendências por nós destacadas são vistas como meios que possibilitam ao aluno estabelecer relações entre os conteúdos escolares e suas vivências. No decorrer das discussões, destacamos a relevância do professor como mediador que estimula a curiosidade e a criticidade no ensino de Matemática, valorizando a bagagem cultural dos alunos e promovendo práticas pedagógicas mais contextualizadas e interativas.
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