A construção e a utilização de uma palestra para estudantes do ensino médio como caminhos para compreensão do afastamento de mulheres na matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47749

Palavras-chave:

matemática; gênero; educação; feminismo; ensino médio.

Resumo

Este artigo investiga como a construção e a utilização de uma palestra voltada para estudantes do ensino médio podem contribuir para a compreensão do afastamento de mulheres na matemática. A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa e foi realizada em três instituições de ensino em 2023. Por meio da aplicação de questionários antes e depois da palestra, analisamos as percepções dos estudantes sobre a relação entre gênero e matemática, identificando crenças e preconceitos estruturais. Os resultados indicam que, apesar da persistência de estereótipos, a palestra possibilitou reflexões críticas sobre a influência do patriarcado na ciência e no ensino de matemática. Fundamentado em autoras como bell hooks, Angela Saini e Letícia Nascimento, o estudo reforça a necessidade de práticas pedagógicas que promovam equidade de gênero e a desconstrução de hierarquias sociais no ambiente escolar.

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Publicado

25-06-2025