Almir Queiroz e as águas do Rio Cricaré

investigação temática freiriana no ensino de Ciências à luz da abordagem CTSA

Autores

  • Lenise Queiroz Pereira Centro Universitário Norte Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.48669

Palavras-chave:

: comunidades ribeirinhas; ensino fundamental; ensino de Ciências

Resumo

Este estudo teve como objetivo aplicar uma sequência didática, fundamentada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e na investigação temática de Paulo Freire, para o ensino de Ciências no 5º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, realizada com 15 estudantes de uma escola pública situada em uma comunidade ribeirinha no município de São Mateus-ES. A proposta foi elaborada a partir da realidade local dos estudantes, com ênfase nas questões socioambientais relacionadas ao rio Cricaré. Assim, a sequência didática foi desenvolvida em cinco fases, abordando temas como o ciclo da água, poluição, tratamento e preservação ambiental. A análise dos dados obtidos, se deu mediante abordagem descritiva e interpretativa, com base nos registros escritos, visuais e orais produzidos ao longo das atividades. Essa análise considerou três critérios principais: os conhecimentos prévios dos estudantes, as contribuições da sequência didática para a aprendizagem e o posicionamento ambiental demonstrado nas práticas e discussões realizadas. Os resultados indicam que a sequência didática contribuiu para que os estudantes refletissem sobre a realidade local, especialmente no que se refere às questões ambientais relacionadas ao rio Cricaré. Foi possível observar uma articulação entre os conteúdos abordados e as vivências da comunidade, com indícios de maior percepção crítica sobre o ambiente. Esse processo, reforça a importância de propostas pedagógicas alinhadas ao contexto sociocultural dos estudantes, estimulando a participação ativa em sua realidade.

Referências

ASTOLFI, Jean-Pierre; PETERFALVI, Brigitte; VÉRIN, Anne. Escrita e grafismos nas ciências. In: ASTOLFI, Jean-Pierre; PETERFALVI, Brigitte; VÉRIN, Anne. Como as crianças aprendem as Ciências. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FERREIRA, Simone Raquel Batista. Quilombolas no Sapê do Norte-ES: a territorialidade revivida pela memória. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, 1., 2011, Vitória. Anais [...]. Vitória: UFES, 2011. p. 1-17.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2007.

POJO, Eliana Campos; VILHENA, Maria de Nazaré. A educação do campo no contexto das ilhas belenenses: práticas e concepções educativas. Revista Maré, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2011.

REIS, Luciane Ayres Castro. Diatomáceas perifíticas como bioindicadoras da qualidade da água no Rio São Mateus, ES. 2014. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Tropical) – Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2014.

RIBEIRO, Dayane Negrão Carvalho; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de. A água para o consumo humano: proposta de produto didático com abordagem em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. p. 1-10.

Downloads

Publicado

25-06-2025

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações