A literatura evaristiana na escola: uma pesquisa-ação no Ensino Fundamental II

Autores/as

  • Nadine Vasconcelos Alves Lopes Braga Universidade Federal do Espírito Santo
  • Arlene Batista da Silva
  • Adriana Pin

DOI:

https://doi.org/10.47456/1mw1zh07

Palabras clave:

Conceição Evaristo; Ensino Fundamental II; Literatura; Pedagogia Histórico-Crítica

Resumen

Apresenta-se, neste artigo, um breve panorama da escritora Conceição Evaristo, contextualizando sua trajetória de vida com a sua escrevivência, interligando também sua escrita e estratégia narrativa com a literatura afro-brasileira através das análises de Amaral e Trovalin (2020), Duarte (2020) e Moreira (2021). Além disso, relata-se, sucintamente, o projeto pedagógico realizado na turma de 9º ano de uma escola de Ensino Fundamental rural de um município do Espírito Santo, utilizando o conto “Zaíta esqueceu de guardar o brinquedo” do livro Olhos D’água (2016), projeto que faz parte de uma pesquisa de mestrado em literatura no Programa de Pós-Graduação de Letras na UFES. A partir dos depoimentos dos estudantes ao fim do projeto, foi possível reconhecer o valor de um trabalho pedagógico com a literatura em sala de aula sistematizado a partir de conteúdos imprescindíveis para a formação integral dos alunos de acordo com a Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani (1986).

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Publicado

26-12-2025