AUTO-ORGANIZAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Abstract
Esse trabalho busca contextualizar a auto-organização, enquanto elemento pedagógico da Educação do Campo vinculando-o ao trabalho como princípio educativo. A pesquisa aconteceu em dois municípios do Estado do Espírito Santo, envolvendo 6 (seis) escolas, com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando 3 (três) unidades no município de Jaguaré e 3 (três) no município de São Mateus. O objetivo da pesquisa foi destacar o diferencial educacional dessas escolas, pautando os diversos elementos pedagógicos utilizados nas escolas do campo, considerando os diversos contextos dos povos do campo: assentados, quilombolas, pescadores e agricultores. A metodologia utilizada foi a História Oral Temática, com entrevistas gravadas, deixando o entrevistado à vontade para dialogar sobre o tema pesquisado. As entrevistas envolveram educadores, estudantes e representantes de pais das escolas pesquisadas. Os entrevistados deixaram evidente que a importância da auto-organização como um elemento pedagógico propulsor do protagonismo dos estudantes, vinculado à formação completa desses sujeitos, na perspectiva de uma educação omnilateral.
Downloads
References
ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CALDART, Roseli Salete et al. Escola em Movimento: Instituto de Educação Josué de Castro. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
CAMINI, Isabela. Escola Itinerante: na fronteira de uma nova escola. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
DRAIBE, Sonia Miriam. As políticas sociais do regime militar brasileiro: 1964-84. In: SOARES, Gláucio Ary Dillon; D’ARAÚJO, Maria Celina (orgs). 21 anos de regime militar: balanços e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1994.
FERREIRA, Esliane Cristina Gonçalves. Educação do Campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus e Jaguaré (ES). Pedagoga (Secretaria Municipal de Educação) da EPM São Sebastião do Zanelato, localizada no Córrego do Mosquito, Município de Jaguaré-ES. Entrevista concedida a Ozana Luzia Galvão Baldotto, São Mateus - ES, 20 mar. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 19ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Luiz Carlos de. A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. (Org). A Escola-Comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular: 2013. p. 09 - 98.
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 11. ed. Campinhas, SP: Papirus, 2012. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Omnilateral. In: CALDART, Roseli Salete et al (Orgs.). DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 265 -272.
ITERRA. Método Pedagógico. Cadernos do ITERRA, Veranópolis, v. 4, n.9, dez. 2004.
LUEDEMANN, Cecília da Silveira. Anton Makarenko vida e obra – a pedagogia na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2002.
MACROCENTROS NORTE E EXTREMO NORTE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Orientações Curriculares para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas do Campo do Espírito Santo. Produção 2011-2013. 127 p.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução Luis Claudio de Castro e Costa. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
MEIHY, José Carlos Sebe B; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. 2 ed.. São Paulo: Contexto, 2010.
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST/ES. As Diretrizes das Escolas de Assentamentos e Acampamentos da Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo. [S.I.: s. n..2015]. (Documento em fase de aprovação).
NASCIMENTO, Djoni do. Educação do Campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus e Jaguaré (ES). Professor da EPM Bernadete de Lourdes Bastos, localizada na Rod. 381, Miguel Curry Carneiro, Km 29, Município de São Mateus-ES. Entrevista concedida a Ozana Luzia Galvão Baldotto, São Mateus - ES, 14 abr. 2015.
NETO, Antonio Julio Menezes. Omnilateralidaade e a Educação dos trabalhadores. In: PALUDO, Conceição. Campo e Cidade em busca de caminhos comuns. I SIFEDOC. Pelotas: UFPel, 2014.
PANNI, Lindomar. Educação do Campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus e Jaguaré (ES). Professor da EMEIEF Assentamento Zumbi dos Palmares, localizada no Assentamento Zumbi dos Palmares, Município de São Mateus-ES. Entrevista concedida a Ozana Luzia Galvão Baldotto, São Mateus - ES, 6 mai. 2015.
PANNI, Maristelma Aparecida Lasaro. Educação do Campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus e Jaguaré (ES). Pedagoga da EMEIEF Assentamento Zumbi dos Palmares, localizada no Assentamento Zumbi dos Palmares, Município de São Mateus-ES. Entrevista concedida a Ozana Luzia Galvão Baldotto, São Mateus - ES, 6 mai. 2015.
PISTRAK , M. M. (org.). A Escola-Comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. Tradução: Daniel Aarão Reis Filho. 3ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SANTOS, Ariane Alexandre dos. Educação do Campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus e Jaguaré (ES). Estudante da EMEIEF Assentamento Zumbi dos Palmares, localizada no Assentamento Zumbi dos Palmares, Município de São Mateus-ES. Entrevista concedida a Ozana Luzia Galvão Baldotto, São Mateus - ES, 6 maio. 2015.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MATEUS - ES. PLAFEC Plano de Fortalecimento da Educação do Campo. São Mateus, ES: [s.n.], 2012. 43 p.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MATEUS - ES. Regimento Comum das Escolas da Rede Municipal de Ensino. São Mateus, ES: [s.n.], Versão analisada em 2011. 54 p.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE JAGUARÉ. PROVER Programa de Valorização da Educação Rural. Jaguaré, ES: [s.n.], 2006. 18 p.
VERDEIRO, Caio Nepomuceno. Educação do Campo em movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus e Jaguaré (ES). Estudante da EMEIEF Assentamento Zumbi dos Palmares, localizada no Assentamento Zumbi dos Palmares, Município de São Mateus-ES. Entrevista concedida a Ozana Luzia Galvão Baldotto, São Mateus - ES, 6 mai. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors accept, when sending their works, the assignment of their copyrights.