ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: tensões do presente ao passado
Abstract
O presente artigo parte das questões atuais que marcam as discussões sobre o lugar da História no currículo do ensino médio. Considerando, de acordo com Bloch (2001), que as questões do presente delimitam o retorno possível ao passado, focalizaremos os aspectos que marcaram a historicidade do ensino de história no Brasil, sua constituição como disciplina escolar e de que forma os cenários político, econômico e social marcaram a realização desse ensino.
Downloads
Download data is not yet available.
References
APPLE, Michael. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; GONZALEZ, Maria Fernanda. Ensino de História e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
DORTIER, Jean-François. Dicionário de ciências humanas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FALCÃO, Luciane Q.; CUNHA, Luiz A. Ideologia, política e educação: a CBAI (1946/1962). 2010. Disponível em http://www.educacao.ufrj.br/artigos /n7./numero7-10.ideologiapoliticaeeducacaofalcaoecunha.pdf. Acesso em 2 jan 2016.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GANZER, Nathália Nicácio. Carl Friedrich Phillip Von Martius: como as ideias de um alemão influenciaram as construções historiográficas e identitárias brasileiras. 2012. Disponível em http://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/ganzer_nathalia_nicacio.pdf. Acesso em 5 set 2015.
LIMA FILHO, Domingos Leite. O ensino técnico-profissional e as transformações do Estado-nação brasileiro no século XX. 2002. Disponível em http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema6/0668.pdf. Acesso em 15 out. 2015.
MAGALHÃES, Marcelo. Apontamentos para pensar o ensino de História hoje: reformas curriculares, ensino médio e formação de professor. 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v11n21/v11n21a05.pdf. Acesso em 21 out 2015.
OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira. Cultura escolar: revisando conceitos. RBPAE, v.19, jul/dez 2003. Disponível em http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/viewFile/25445/14788. Acesso em 20 dez 2015.
OLIVEIRA, Ueber José de. Configuração político-partidária do Estado do Espírito Santo no contexto do regime militar: um estudo regional acerca das trajetórias de ARENA e do MDB (1964-1982). 2013. 335 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2012.
SIMÕES, Regina; FRANCO, Sebastião Pimentel; SALIM, Maria Alayde Alcântara. Ensino de História, seus sujeitos e suas práticas. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Normalização de Referências NBR 6023:2002. Vitória: EDUFES, 2002.
BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; GONZALEZ, Maria Fernanda. Ensino de História e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
DORTIER, Jean-François. Dicionário de ciências humanas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FALCÃO, Luciane Q.; CUNHA, Luiz A. Ideologia, política e educação: a CBAI (1946/1962). 2010. Disponível em http://www.educacao.ufrj.br/artigos /n7./numero7-10.ideologiapoliticaeeducacaofalcaoecunha.pdf. Acesso em 2 jan 2016.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GANZER, Nathália Nicácio. Carl Friedrich Phillip Von Martius: como as ideias de um alemão influenciaram as construções historiográficas e identitárias brasileiras. 2012. Disponível em http://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/ganzer_nathalia_nicacio.pdf. Acesso em 5 set 2015.
LIMA FILHO, Domingos Leite. O ensino técnico-profissional e as transformações do Estado-nação brasileiro no século XX. 2002. Disponível em http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema6/0668.pdf. Acesso em 15 out. 2015.
MAGALHÃES, Marcelo. Apontamentos para pensar o ensino de História hoje: reformas curriculares, ensino médio e formação de professor. 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v11n21/v11n21a05.pdf. Acesso em 21 out 2015.
OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira. Cultura escolar: revisando conceitos. RBPAE, v.19, jul/dez 2003. Disponível em http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/viewFile/25445/14788. Acesso em 20 dez 2015.
OLIVEIRA, Ueber José de. Configuração político-partidária do Estado do Espírito Santo no contexto do regime militar: um estudo regional acerca das trajetórias de ARENA e do MDB (1964-1982). 2013. 335 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2012.
SIMÕES, Regina; FRANCO, Sebastião Pimentel; SALIM, Maria Alayde Alcântara. Ensino de História, seus sujeitos e suas práticas. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Normalização de Referências NBR 6023:2002. Vitória: EDUFES, 2002.
Downloads
Published
09-06-2017
Issue
Section
Artigos
License
The authors accept, when sending their works, the assignment of their copyrights.