O DIREITO EDUCACIONAL SOB O VIÉS DA JUDICIALIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Antonio Marcos Almeida Queiroz Universidade Estácio de Sá
  • Clarissa Siervi Resende UFF
  • Ednete Morais Costa Elias CEUNES/UFES
  • Márcia Helena Siervi Manso CEUNES/UFES

Abstract

Neste artigo enfatiza-se que a educação precisa estar associada ao direito para que os educadores tenham subsídios suficientes e saibam a quem recorrer nos momentos em que a escola, por si só, não consiga sanar dúvidas e problemas, como indisciplina e atos infracionais ou a negação do direito das crianças e adolescentes.  Procura-se, também, mostrar uma panorâmica sobre a Educação Básica e as garantias dos direitos sociais, chancelados pela LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação), Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição Federal do Brasil. O objetivo do presente trabalho é mostrar os avanços legais que amparam a Educação Básica. Foi desenvolvida um estudo baseado em autores que se empenham em esclarecer as vertentes e origens do Direito Educacional, tendo como pano de fundo a judicialização da educação, seu embasamento legal e os órgãos responsáveis em amparar os gestores educacionais, a exemplo, Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Civil e o Judiciário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Marcos Almeida Queiroz, Universidade Estácio de Sá

Bacharel de em Direito pela Universidade Estácio de Sá.

Pós Graduando em Direito Público (Direito tributário, Constitucional e Administrativo).

Pesquisador em Educação e Direito Administrativo.

 

Clarissa Siervi Resende, UFF

Graduanda do Curso de Direito da UFF

Ednete Morais Costa Elias, CEUNES/UFES

Mestranda em Ensino na Educação Básica

Márcia Helena Siervi Manso, CEUNES/UFES

Doutora em Educação /PPGEEB/CEUNES/UFES

References

BOAVENTURA, Edvaldo Machado. Introdução ao Direito Educacional. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 2004.
BRASIL – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica, 2007. Disponível em: http://www.inep.gov.br/ - acesso em: 14 jun. 2016.
BRASIL – Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República.
BRASIL- Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nºs 1/92 a 64/2010 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nºs 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2010.
BRASIL- Estatuto da Criança e do Adolescente- Lei 8069, de 13 de julho de 1990.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil um longo Caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 10. ed. 2008.
CHRISPINO, Álvaro e CHRISPINO, Raquel S. P. A judição das relações escolares e a responsabilidade civil dos educadores. Disponível em:
CURY, Carlos Roberto Jamil. FERREIRA, Luiz Antônio Miguel. A judicialização da educação. AMPID- Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência. Disponível em: http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/Judicializacao_Educacao.php -. Acesso em: 17 jun. 2016.
CURY, Carlos Roberto Jamil. FERREIRA, Luiz Antônio Miguel. A judicialização da educação. Revista CEJ. Brasília, Ano XIII, n. 45, 2009.
DI DIO, Renato Alberto Teodoro. Contribuição à Sistematização do Direito Educacional. Curitiba: IESDE, 2004.
DIGIÁCOMO, Murillo José. O ato de indisciplina: como proceder. Promotor de Justiça no Estado do Paraná. Disponível em :http://www.crianca.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=826 – acesso em: 18 jun. 2016.
FERRAZ, Esther Figueiredo. 1º Seminário de Direito Educacional. Anais Campinas: UNICAMP/CENTAU, 1977.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de janeiro: Companhia das letras, 1997.
http//www.scielo.br?scielo.php?pid=sPT- Ensaio : avaliação e Políticas Públicas em educação . ISSN 0104-4036 : aval. Pol. públ. Educ.vol.16 nº 58- Rio de Janeiro Jan/Mar- 2008 . Acesso em: 17 jun. 2016.
LA TAILLE, Yves. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, Júlio Groppa (org.) indisciplina na escola. Alternativas teóricas e práticas. 13 ed. São Paulo: Summus editorial, 1996.
LIMA Aires David de. Et. al. A judicialização da Educação no Brasil: garantias constitucionais. An. Sciencult. Paranaíba v. 4 – n. 01- p. 5-14, 2012.
MIRANDA, Thales de. A judicialização da educação. Disponível em: www.iabnacional.org.br/IMG/pdf/doc-4772.pdf - Acesso em: 17 jun. 2016.
MOTTA, Elias de Oliveira. Direito Educacional e Educação no Século XXI: incluindo comentários à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Legislação conexa e complementar. Brasília: Unesco, 1997.
PACHECO, Clécia Simone Gonçalves Rosa. A importância do Direito Educacional. Publicado em 08 de dezembro de 2010. Disponível em www.webartigos.com/artigos/a-importância-do-direito-educacional/54154 - Acesso em: 17 jun. 2016.
SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone. Direito à Educação e o Ministério Público: uma análise da atuação de duas promotorias de justiça da infância e juventude do interior paulista. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. São Paulo, 2006.
VIEIRA, Sofia Lerche. Desejos de Reforma: legislação educacional no Brasil – Império e República. – Brasília: Líber Livro, 2008.
XIMENES, Salomão Barros. O conteúdo jurídico do princípio constitucional da garantia de padrão de qualidade do ensino: uma contribuição desde a teoria dos direitos fundamentais. Educ. Soc. Campinas, v. 35, nº 129, p. 1039 e 1040, out-dez, 2014.

Published

26-05-2017

Issue

Section

Artigos