Modelagem matemática: descobrindo o volume em uma fôrma de bolo
Abstract
desenvolvimento de uma intervenção pedagógica com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Sinop, MT, utilizando a Modelagem Matemática como metodologia de ensino. O tema escolhido pela professora foi volume de sólidos geométricos. Para a execução da atividade de Modelagem Matemática, os alunos foram divididos em cinco grupos. Aos alunos foi proposto um problema que consistiu em calcular o volume de massa de bolo que caberia numa fôrma, em formato de dois troncos de cone. A partir desta situação-problema, os alunos buscaram os dados necessários para a resolução do problema como as medidas do raio maior, do raio menor e da altura da fôrma. Em média, encontraram um volume próximo a 3.500cm3 de massa. Os resultados foram validados e evidenciaram que a aferição, bem como a aplicação do modelo matemático foram bem sucedidas. Ainda foi possível observar que atividades envolvendo Modelagem Matemática contribuíram e facilitaram a construção de conhecimentos, além de tornar as aulas mais dinâmicas, participativas e criativas.Downloads
Download data is not yet available.
References
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; DIAS, Michele Regiane. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. BOLEMA, ano 12, nº 22, pp. 19-36. 2004.
ALMEIDA, L. W. de; SILVA, K. P. da; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. 1ª ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na educação matemática: contribuições para o debate teórico. Rio Janeiro: ANPED, 2001. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Barbosa.pdf>. Acesso em: 20 set. 2016.
BASSANEZI, R. C. Modelagem como metodologia de ensino de matemática. In: Actas de la Séptima Conferencia Interamericana sobre Educacíon Matemática. Paris: UNESCO, 1990. p. 130-155.
____________. Modeling as a teaching-learning strategy. For the learning of mathematics. Vancouver, v. 14, n. 2, p. 31-35, 1994.
____________. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Editora Contexto. 2002.
____________. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
____________. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2011.
______________. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. 3. Ed. São Paulo: Contexto, 2003.
____________. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
_____________. Modelação Matemática como método de ensino-aprendizagem de Matemática em cursos de 1º e 2º graus. Rio Claro: IGCE/UNESP, 1990. 210p. (Dissertação, Mestrado).
_____________. Modelagem Matemática & implicações no ensino aprendizagem de matemática. Blumenau: Editora da FURB, 1999. 134p.
BLUM, W., NISS, M. Applied mathematical problem solving, modelling, applications, and links to other subjects – state, trends and issues in mathematics instruction. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 22, n. 1, p. 37-68, 1991.
BORBA, M. C., MENEGHETTI, R. C. G., HERMINI, H. A. Modelagem, calculadora gráfica e interdisciplinaridade na sala de aula de um curso de ciências biológicas. Revista de Educação Matemática da SBEM-SP, [São José do Rio Preto, SP], n. 3, p. 63-70, 1997.
BORBA, M. C., MENEGHETTI, R. C. G., HERMINI, H. A. Estabelecendo critérios para avaliação do uso de Modelagem em sala de aula: estudo de um caso em um curso de ciências biológicas. In: BORBA, M. C. Calculadoras gráficas e educação matemática. Rio de Janeiro: USU, Ed. Bureau, 1999. p. 95-113 (Série Reflexão em Educação Matemática).
D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação reflexões sobre educação e matemática. 3ª ed. Campinas: Summus Editora, 1986.
JÚNIOR, A. G.; Espírito Santo, A. O. A modelagem como caminho para “fazer matemática” na sala de aula. In: Anais do VII Congresso Norte/Nordeste de Educação em Ciências e Matemática, Belém, 8 a 11 de dez. 2004.
PONTE, J. P. A modelação no processo de aprendizagem. Revista Educação e Matemática, Lisboa, v. 23, p. 15-19, 1992.
ALMEIDA, L. W. de; SILVA, K. P. da; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. 1ª ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na educação matemática: contribuições para o debate teórico. Rio Janeiro: ANPED, 2001. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Barbosa.pdf>. Acesso em: 20 set. 2016.
BASSANEZI, R. C. Modelagem como metodologia de ensino de matemática. In: Actas de la Séptima Conferencia Interamericana sobre Educacíon Matemática. Paris: UNESCO, 1990. p. 130-155.
____________. Modeling as a teaching-learning strategy. For the learning of mathematics. Vancouver, v. 14, n. 2, p. 31-35, 1994.
____________. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Editora Contexto. 2002.
____________. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
____________. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2011.
______________. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. 3. Ed. São Paulo: Contexto, 2003.
____________. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
_____________. Modelação Matemática como método de ensino-aprendizagem de Matemática em cursos de 1º e 2º graus. Rio Claro: IGCE/UNESP, 1990. 210p. (Dissertação, Mestrado).
_____________. Modelagem Matemática & implicações no ensino aprendizagem de matemática. Blumenau: Editora da FURB, 1999. 134p.
BLUM, W., NISS, M. Applied mathematical problem solving, modelling, applications, and links to other subjects – state, trends and issues in mathematics instruction. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 22, n. 1, p. 37-68, 1991.
BORBA, M. C., MENEGHETTI, R. C. G., HERMINI, H. A. Modelagem, calculadora gráfica e interdisciplinaridade na sala de aula de um curso de ciências biológicas. Revista de Educação Matemática da SBEM-SP, [São José do Rio Preto, SP], n. 3, p. 63-70, 1997.
BORBA, M. C., MENEGHETTI, R. C. G., HERMINI, H. A. Estabelecendo critérios para avaliação do uso de Modelagem em sala de aula: estudo de um caso em um curso de ciências biológicas. In: BORBA, M. C. Calculadoras gráficas e educação matemática. Rio de Janeiro: USU, Ed. Bureau, 1999. p. 95-113 (Série Reflexão em Educação Matemática).
D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação reflexões sobre educação e matemática. 3ª ed. Campinas: Summus Editora, 1986.
JÚNIOR, A. G.; Espírito Santo, A. O. A modelagem como caminho para “fazer matemática” na sala de aula. In: Anais do VII Congresso Norte/Nordeste de Educação em Ciências e Matemática, Belém, 8 a 11 de dez. 2004.
PONTE, J. P. A modelação no processo de aprendizagem. Revista Educação e Matemática, Lisboa, v. 23, p. 15-19, 1992.
Downloads
Published
01-12-2017
Issue
Section
Artigos
License
The authors accept, when sending their works, the assignment of their copyrights.