Perspectivas epistemológicas na formação inicial de professores para o ensino de Química através das ações docentes dos bolsistas PIBID/CEUNES/UFES
Abstract
Objetiva-se analisar a formação inicial de professores de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID no Centro Universitário Norte do Espírito Santo na Universidade Federal do Espírito Santo CEUNES/UFES, por meio de ações docentes desenvolvidas em escolas de Educação Básica no município de São Mateus/ES. A análise das ações pedagógicas pautadas na epistemologia da prática, visam identificar a construção da identidade docente dos licenciandos envolvidos no processo, bem como as experiências individuais e coletivas de suas trajetórias, preparando-os para atuarem em processos de aprendizagens que sejam significativos. A vivência de atividades formativas no ambiente escolar durante a formação inicial oportunizam o exercício da profissão mesmo antes da formação integral do licenciando, a fim de (res)significar saberes docentes. Por meio da análise dos resultados constatou-se a potencialidade de superação da dicotomia entre teoria e prática pedagógica através das ações desenvolvidas e analisadas no ambiente escolar, além dos saberes docentes que os licenciandos mobilizam durante sua trajetória formativa.
Downloads
References
CHASSOT, A. Para que (m) é útil o ensino? 2. ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. Tradução: Francisco Pereira. 3 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.p.480. Coleção fronteiras da educação.
GAUTHIER, C. et al. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1998.
GOMES, H. J. P.; DE OLIVEIRA. O. B. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Ciências & Cognição 2007; V. 12: 96-109 Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org> Ciências & Cognição. Publicado on line em 03 de dezembro de 2007. Acesso em 11 de junho de 2015.
GIL, A.C.. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MALDANER. O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professor/pesquisador. 4.ed.Ijuí: Unijuí, 2013.424p. Coleção educação em Química.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa, Ed. Educa, 2009.
SCHNETZLER, R. P. Um estudo sobre o tratamento do conhecimento químico em livros didáticos brasileiros dirigidos ao ensino secundário de química de 1875 a 1978. Química Nova, v. 4, p. 6–15, 1981. Disponível em www.qnesc.org.br. Acesso em 12 de set. 2015.
SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
_______ Saberes docentes e formação profissional. 17.ed.Petrópolis, RJ: Vozes,2014.
TARDIF, M; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n. 4, p. 215-133, Porto Alegre, 1991.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors accept, when sending their works, the assignment of their copyrights.