Projeto “valores”: a escola enquanto espaço para a orientação intelectual, moral, ética, relacional e social dos educandos
Abstract
O projeto “Valores” foi realizado na EEEFM Armando Barbosa Quitiba, rede estadual do Estado do Espírito Santo, Sooretama, com a finalidade de resgatar nos estudantes da instituição valores básicos que favorecem uma melhor convivência entre os atores do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho atravessou as dimensões intelectual, ética, moral, relacional e social dos envolvidos em que foram destacados valores como ética, solidariedade, respeito, e tolerância, ajuda mútua, disciplina, entre outros lembrados pelos estudantes. Tratou-se de um projeto envolvendo sete professores da área de Humanas e todos os estudantes da escola (aproximadamente 800 alunos). Construído pelos próprios alunos, a prática se deu em três etapas: primeiramente, houve a orientação dos professores, onde esses fizeram a proposta e direcionaram caminhos para a pesquisa. No segundo momento, os estudantes iniciaram a construção de seus trabalhos, que foram feitos por meio de pesquisas bibliográficas, pesquisas quantitativas e qualitativas, entrevistas e questionários. Por fim, ocorreu a culminância do projeto, onde os objetos estudados foram apresentados de variadas formas: teatro, danças, músicas, exposições, gráficos, palestras e depoimentos. As impressões extraídas do projeto interdisciplinar foram muito positivas de modo a perceber a interação dos alunos com tais assuntos, assim como o esclarecimento, surpresas e motivações com que se expressaram.
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