Análise quanto à pseudo-contextualização nas provas da primeira fase das três últimas edições da OBMEP (2015-2017)
Abstract
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem se destacado como maior olimpíada de matemática do mundo em relação à quantidade de participantes. Também tem desempenhado um papel muito importante para a motivação de se estudar matemática e revelar talentos precoces para essa área do conhecimento. No entanto, algumas perspectivas didáticas, ou a falta dela, têm sido alvo de crítica por alguns professores e pesquisadores da área de educação matemática. A contextualização proposta em algumas questões dessas provas é desprovida de sentido para quem tenta resolvê-las, o que leva os estudantes a realizar a prova de forma supérflua. Diante disso, essa pesquisa teve o objetivo de analisar a pseudo-contextualização nas provas das três últimas edições da OBMEP, realizadas nos anos de 2015, 2016 e 2017. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico para situar o que é contextualização, com posterior conceituação do que é uma questão pseudo-contextualizada. Também foi realizada análise em relação à pseudo-contextualização das questões de 9 provas aplicadas no período, que totalizam 180 questões e que haviam algumas questões repetidas entre as provas de níveis deferentes em uma mesma edição. Foram encontradas 26 questõesque utilizaram essa contextualização sem sentido, em que essas questões foram transcritas e analisadas com intuito de caracterizar a pseudo-contextualização.
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