A inclusão escolar na formação inicial de professores
Abstract
A formação de professores para atuar em uma perspectiva inclusiva tem se apresentado como um grande desafio para instituições formadoras e redes de ensino. No que tange à formação inicial, de modo geral, os currículos de cursos de licenciatura têm realizado ações tímidas de forma a propiciar aos graduandos a ampliação dos conhecimentos e concepções a respeito da inclusão escolar. Este artigo teve como objetivo analisar os modos de organização de disciplinas de um curso de licenciatura em Educação Física, as quais visam a propiciar condições para que os acadêmicos do curso ampliem seus conhecimentos e saberes sobre os alunos público-alvo da educação especial e os processos de ensino e aprendizagem em contextos inclusivos. Para isso, foi desenvolvido um estudo exploratório dos debates realizados por estudantes e professores, em sala de aula, a respeito de intervenções educativas em uma brinquedoteca. O estudo apontou que os modos de organização das disciplinas analisadas podem contribuir para a formação de professores em uma perspectiva inclusiva na medida em que haja uma articulação dessas disciplinas com as demais que compõem o currículo do curso, bem como o estabelecimento de um movimento interdisciplinar que tenha como um de seus eixos o reconhecimento das diferenças entre as pessoas.
Palavras-chave: Inclusão escolar. Formação inicial. Professores.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors accept, when sending their works, the assignment of their copyrights.