O Trabalho Realizado em Classes Especiais na Cidade de Foz do Iguaçu
Abstract
Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo e discute o trabalho realizado com alunos matriculados em classes especiais no município de Foz do Iguaçu – PR. Tem o objetivo de apresentar a perspectiva dos atendimentos aos educandos; os avanços obtidos quanto sua constituição e os possíveis retrocessos referentes à inclusão escolar na visão dos professores que atuam na classe especial. Conta com o embasamento autores como Omote (1999), Mendes (2002), Mantoan (2006). O trabalho de campo foi realizado mediante questionários e entrevistas semiestruturadas com a Diretoria de Educação Especial e com cinco professoras de classe especial. Conclui-se que a classe especial, embora seja um atendimento fora das classes comuns, tem sido utilizada com um instrumento para possível inclusão escolar do educando com deficiência intelectual no estado do Paraná e, mais especificamente, em Foz do Iguaçu. Destaca-se nas classes especiais a realização de um trabalho individualizado com uso de estratégias de ensino mais lúdicas, que partem do concreto para a abstração, importantes para o aluno com deficiência intelectual.
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