This is an outdated version published on 30-06-2020. Read the most recent version.

Cotidiano da Educação Infantil em um bairro de periferia de Linhares – ES

Authors

  • Antonio Marcos Rocha da Silva Faceli - Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Abstract

                                                                                                                  RESUMO

O seguinte relato de experiências teve como objetivo conhecer o cotidiano de quatro escolas municipais de Educação Infantil de um bairro de grande extensão de Linhares-ES, observando as concepções e práticas desenvolvidas. A metodologia utilizada baseou-se em um roteiro de observação, visita aos CEIM`s, socialização sobre os aspectos observados nas instituições e uma mesa redonda com os gestores das escolas. No que se refere às práticas dos CEIM`s numa visão geral, se assemelham por buscarem valorizar a criança em todo seu processo de ensino-aprendizagem. Percebe-se que há uma preocupação das escolas com a interação das crianças em que privilegiam o trabalho com jogos e brincadeiras voltados ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social dos educandos. As instituições possuem divergências referentes à estrutura física, à disponibilidade de brinquedos e ao envolvimento da família, o que não desanima o trabalho dos educadores que se adaptam às realidades e tornam a escola um lugar acolhedor.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Cotidiano escolar. Concepções e práticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

30-06-2020

Versions

Issue

Section

Experience reports